Importância do Lúdico no ensino do Handebol

Estou há algum tempo nas quadras de Educação Física e não encontrei ainda uma forma melhor de ensinar o Handebol para crianças com jogos e brincadeiras. O  desenvolvimento das vivências lúdicas na educação infantil proporciona um aprendizado de forma divertida e educativa, sendo assim um fator positivo na vida de uma criança, permitindo-lhe aprender, viver e sonhar a cada momento.

Sem dúvida, o lúdico contribui de modo significativo para a prática do movimento corporal, incluindo nesse meio os aspectos afetivo-social, físico e cognitivo à serem desenvolvidos nas intervenções pedagógicas.

Kids Playing Vetores, Ícones e Planos de Fundo para Baixar Grátis

A ludicidade tem forte influência nas praticas motoras das crianças, visando um melhor desempenho nas aprendizagens, alem de reconhecer os elementos básicos do movimento, como: Esquema corporal, Coordenação motora global, fina e óculo-manual, lateralidade, estruturação espacial, estruturação temporal, dentre outros aspectos funcionais do desenvolvimento motor, também são trabalhados usando a ludicidade no Handebol.

O lúdico está intimamente relacionado com as práticas da Educação Física, pois enquanto brincam as crianças expressam seus sentimentos, suas emoções, suas interações, aprimoram suas capacidades de memória e raciocínio, de forma alegre e prazerosas, possibilitando ao professor uma análise global do educando, visando o desenvolvimento global da criança na fase de desenvolvimento.

O faz de conta, dos jogos, brinquedos e brincadeiras, é importante na formação plena da criança, inserindo valores éticos e confiança em seu meio de aprendizagem. Ao transpor as barreiras que os jogos propõem de forma lúdica, as crianças reconhecem posteriormente qual a melhor forma de agir em determinadas situações cotidianas.  Os jogos e brincadeiras estão presentes em todas as fases do desenvolvimento humano, sendo a atividade lúdica meio indispensável de relacionamento interpessoal, estimulando a criatividade.

Os exercícios lúdicos são atuantes diretos no desenvolvimento cognitivo e motor. A criança se movimenta, pula, gira, engatinha, imita, salta… Utiliza todo seu corpo de uma forma completa. E também, durante a resolução dos impasses propostos pelos exercícios, os pequenos forçam a expansão mental, desenvolvendo sua cognitividade.

Ensinar Handebol utilizando essa prerrogativa é certeza de caminho certo para um bom aprendizado.

Domine o Handebol na Educação, potencialize o aprendizado dos alunos mesmo que você nunca tenha trabalhado com Handebol. Clique aqui para saber mais.