Benefícios da Recreação Infantil

Não é de hoje que as atividades de recreação são vistas como um auxílio essencial para o desenvolvimento e crescimento das crianças. Os benefícios vão muito além do lazer e da distração e levam a muitos ganhos para os pequenos, na psicomotricidade, na ludicidade, na interação com o mundo, no respeito às diferenças, entre muitos outros.

Esse tipo de atividade infantil é importante, pois ajuda a criança a desenvolver várias habilidades, entre elas:

1- Estimula habilidades motoras

Esse estímulo faz com que a aptidão física da criança se desenvolva. Isso porque a recreação infantil faz com que elas se movimentem e assim aumentem a sua força muscular.

Portanto, a recreação infantil é importante para melhorar a resistência cardiovascular e garantir um bom condicionamento físico para as crianças. Tudo isso vem com bônus de uma vida mais saudável para o seu filho.

Similarmente, a constante movimentação das crianças, durante a recreação infantil, faz com que elas criem uma cultura de exercícios físicos. Ou seja, a criança cresce tendo gosto por se exercitar, o que garante a saúde também no futuro.

2- Aguça a curiosidade

O uso de recreação infantil pode provocar o interesse em aprender coisas novas. É por isso que muitas escolas usam a recreação infantil como uma ferramenta de reforço na sala de aula.

Ou seja, ela serve como um laboratório em que as crianças aplicam os conteúdos ensinados pelos professores. Além disso, a recreação infantil pode fornecer experiências de aprendizagem que melhoram o estado de alerta mental dos pequenos.

Tudo isso melhora o desempenho acadêmico, pois causa o entusiasmo na hora de aprender. Portanto, podemos dizer também que essas atividades melhoram a função cognitiva, desenvolvendo a memória, o comportamento e a concentração.

3- Promove a autoconfiança e a autonomia.

A recreação infantil proporciona um sentimento de autoconfiança e autoestima nas meninas e meninos. Uma vez que brincar faz com que eles se exercitem e pensem por si próprios, a recreação os deixa confiantes.

Da mesma forma, essa é uma atividade que torna as crianças mais independentes exatamente por provocar o pensamento próprio. Isso porque a recreação infantil faz com que elas calculem soluções e estratégias durante a brincadeira. Desse modo, elas se tornam mais autônomas e controladas.

Além disso, as brincadeiras são ótimas saídas para liberar a tensão e ansiedade dos pequenos, que também possuem esses sentimentos. Assim, podemos afirmar que a recreação infantil facilita a estabilidade emocional e resiliência das crianças.

4- Estimula a linguagem

Ademais, através da recreação infantil é possível que a criança descubra a linguagem, pois promove a comunicação. Dependendo da idade dos pequenos, isso faz com que eles prestem atenção no que é dito e estimula uma resposta.

Portanto, a brincadeira torna o processo de aprendizagem da linguagem, entre muitos outros, mais fácil.

5- Socialização

Além disso, a recreação infantil contribui para a socialização de meninos e meninas da mesma faixa etária. Quando mais novas, as brincadeiras são individuais e egocêntricas, já que a criança ainda está no processo de se descobrir.

Porém, à medida que vão crescendo, as atividades ficam mais interativas e cooperativas. E é a partir dessas atividades lúdicas durante a infância que o ser humano interage socialmente. Dessa forma, podemos afirmar que a recreação infantil faz com que a criança se prepare melhor para a vida adulta.

O professor trabalha com muitos materiais e acessórios. Esses materiais ajudam a desenvolver aspectos psicomotores muito importantes para o melhor aprendizado dos alunos.  Além do mais, trazem uma motivação e participação maior nas aulas.  Não seria ideal ter atividades demonstradas que introduzem materiais como bolas, bolinhas, bambolês em atividades práticas?

Esse combo com 400 atividades de Recreação e Psicomotricidade para aplicação imediata em aulas de Educação Física ou Recreação em qualquer lugar. Clique aqui e saiba mais!