Psicomotricidade e brincadeiras recreativas

A Psicomotricidade pode ser desenvolvida através de atividades e brincadeiras que envolvem a motricidade, onde tem um conhecimento maior através de seu corpo, fazendo com que possua um grande domínio e que favoreça na sua aprendizagem.

Os elementos básicos da Psicomotricidade como a lateralidade, discriminação visual, coordenação motora fina, coordenação motora grossa, esquema corporal, discriminação auditiva, devem ser trabalhadas para que desenvolva noções, ideias, conceitos e espaços favorecendo o desenvolvimento, esses elementos mal estruturados podem prejudicar o ensino aprendizagem do indivíduo desfavorecendo seu desempenho psicomotor e intelectual.

Com o desenvolvimento mal estruturado da criança pode trazer problemas como na escrita, e na leitura entre outros relacionados ao seu mau desempenho. Cabe a cada profissional ajudar, pois a má formação é muito grave para a formação da criança, é importante que a escola auxilie de maneira favorável dando recursos para os profissionais trabalharem com apoio e união.

Nas séries iniciais é a fase da escola onde é mais trabalhado o sistema psicomotor dos indivíduos, pois é através das experiências com seu corpo que é formado de maneira organizada seu esquema corporal e seus conceitos.

As atividades lúdicas e jogos são muito importantes para o desenvolvimento e sua percepção e conscientização se adaptando com o comportamento psicomotor auxiliado com o seu movimento corporal.

Com o desenvolvimento motor a criança busca um comportamento prazeroso, sendo importante trabalhar todas as funções onde está relacionada com a psicomotricidade que possa se expressar por meio do seu corpo, principalmente colocando limites respeitando tempo e espaço.

Esse trabalho tem como função mostrar e alertar profissionais para que se manifestem e auxiliem essas crianças na Educação Infantil onde traga benefícios para esse desenvolvimento, para que haja relação entre professor e aluno e que a escola de suporte e auxilie esses profissionais.

O trabalho irá apresentar sobre a psicomotricidade e seus conceitos mais relevantes, além disso como manifesta na Educação Infantil e como trabalha a reeducação infantil.

A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola primária. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares; leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos. A educação psicomotora deve ser praticada desde a mais tenra idade; conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações difíceis de corrigir quando já estruturadas".

Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre o espírito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano. Isto é, uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo ensino aprendizagem buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos.

Assim fazendo com que o professor observe melhor o seu ambiente escolar assumindo uma postura de auxiliar corretamente essas crianças, compreendendo melhor seu importante papel em sala de aula.

Para trabalhar com psicomotricidade e recreação, você precisa de variedade de Atividades. Por isso, te apresento o TOP 100 Psicomotricidade e o TOP Recreação. A junção desses dois TOP 100 te dará 200 atividades para trabalhar com educação física escolar de forma divertida e diferenciada. Clique aqui e saiba mais!