Fases da Iniciação Desportiva na Escola

Muitos professores lidam com a iniciação esportiva em crianças/adolescentes diariamente. As contribuições da prática esportiva, que quando orientada adequadamente, abrangem todas as dimensões do desenvolvimento, seja social, cognitivo, afetivo, físico ou motor.

A iniciação ao esporte deve ser realizada por profissional de educação física, que poderá observar e atender as particularidades de cada criança, formando assim uma sólida base para que a mesma continue no caminho do esporte e consiga desenvolver e explorar seu potencial ao máximo.

O treinamento esportivo pode e deve ser iniciado na infância, porém programas de treinamentos para crianças jamais devem ser os mesmos dos atletas adultos, pois as crianças não possuem as mesmas habilidades, não conseguem se relacionar com os companheiros de equipe e nem entender regras e táticas como os adultos.

Oliveira e Paes (2004) dividiram a iniciação esportiva em 3 fases, levando em consideração a idade biológica, a idade cronológica e a idade escolar:

A fase de iniciação esportiva I corresponde da 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, atendendo crianças da primeira e segunda infância, com idades entre sete e dez anos. O envolvimento das crianças nas atividades desportivas deve ter caráter lúdico, participativo e alegre, a fim de oportunizar o ensino das técnicas desportivas, estimulando o pensamento tático.

A fase de iniciação esportiva II é marcada por oportunizar os jovens à aprendizagem de várias modalidades esportivas, atendendo crianças e adolescentes da 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, com idades aproximadas de onze a treze anos, correspondente à primeira idade puberal. Partindo do princípio de que a fase de iniciação desportiva I visa à estimulação e à ampliação do vocabulário motor por intermédio das atividades variadas específicas, mas não especializadas de nenhum esporte, a fase de iniciação esportiva II dá início à aprendizagem de diversas modalidades esportivas, dentro de suas particularidades.

A iniciação esportiva III é a fase que corresponde à faixa etária aproximada de treze a quatorze anos, os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, passando os atletas pela pubescência. Enfatizamos o desenvolvimento dessa fase, para os alunos/atletas, a automatização e o refinamento dos conteúdos aprendidos anteriormente, nas fases de iniciação esportiva I e II, e a aprendizagem de novos conteúdos, fundamentais nesse momento de desenvolvimento esportivo.

Referência Bibliográfica:

OLIVEIRA, R.A; ARRUDA, M; LOPES, M.B.S. Características do crescimento e do desenvolvimento físico de pré-adolescentes e a relevância do treinamento de longo prazo. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano III, nº 14, out/dez 2007.