O aprendizado através dos Jogos e Brincadeiras

O jogar e o brincar, são necessidades básicas das crianças, por isso é preciso que o educador busque inserir estas atividades em sua prática pedagógica, pois possuem um papel educativo muito importante para o alunado. A ludicidade, além do aporte metodológico que oferece ao educador, permite benefícios pessoais como o estímulo à criatividade, à imaginação, à expressividade, à fantasia, ao autoconhecimento e ao cuidar de si.

Planejar o jogo pedagógico e incluí-lo na rotina semanal são estratégias necessárias para conhecer suas instruções, quais as áreas que aborda e que favorecem a aprendizagem e/ou o aprofundamento de conceitos, as habilidades e quais procedimentos poderão ser desenvolvidos por meio do jogo.

Ao jogar os alunos passam a estabelecer relações entre si, adquirir valores importantes e determinantes de sua personalidade, além de aprenderem a respeitar ao outro, aprendendo a cumprir regras que irão se refletir na vida em sociedade

O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana.

Ao utilizar o jogo e a brincadeira como uma ferramenta de ensino, o professor estará proporcionando para a criança momentos de muita aprendizagem, fazendo com que a criança passe a construir seu próprio conhecimento. Nesse emaranhado de possibilidades, percebemos a escola como um espaço essencial para oferecer às crianças a oportunidade de vivenciar o jogo e desfrutar seus ensinamentos.

Acredita-se que o lúdico contribui para a aprendizagem infantil quando inserido na metodologia do professor, quando passa a ser um elemento mediador entre a aprendizagem, o prazer e o significado, presente em todas as atividades de sala de aula de forma a contribuir para que a aula seja vivenciada e realizada de forma mais espontânea, criativa e prazerosa para o aluno

Jogar e brincar é um exercício de ação natural do ser humano, que envolve infinitas capacidades e habilidades, tanto na criança como no adulto. O ato de brincar e jogar resulta na manifestação de sentimentos e emoções, permitindo assim o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.

Introduza Jogos e Brincadeiras em suas aulas, professor! A Apostila Educação Física - Brincadeiras e Jogos - Anos Iniciais vem de encontro para a utilização das Brincadeiras e Jogos na sala de aula. Contém várias brincadeiras e jogos para você esta desenvolvendo em sua regência. Na apostila também vem as habilidades que você vai utilizar para criar seu plano de aula a partir desta apostila. Clique aqui e saiba mais!