Entendendo o Pilates na Escola

Você, que trabalha com Educação Física Escolar, já pensou em introduzir o Pilates em suas aulas?  O pilates pode e deve ser sugerido para crianças com o objetivo de prevenir problemas futuros que são comumente encontrados entre jovens e adultos, como os de coluna.

Como Joseph Pilates, criador do método, obteve inspiração na posição e nos movimentos dos animais, alguns exercícios podem ser utilizados para chamar a atenção das crianças.  O método é lúdico, relaxante e trabalha a musculatura corporal, o que propicia a reeducação corporal.

Nas aulas (tanto em equipamentos quanto no solo) são trabalhadas valências físicas como equilíbrio, força, respiração, controle, percepção corporal, alinhamento postural e alongamento, por exemplo.

Com as turmas divididas por faixa etária, as aulas compõem-se de exercícios semelhantes aos dos adultos, porém adaptados para a idade do pequeno aluno. As atividades acontecem no solo e se utilizam de bolas, bastões e faixas, onde as crianças interagem umas com as outras.

O método Pilates é uma modalidade de exercício que já se consolidou no mundo, devido a seus diversos benefícios (físicos e emocionais), sendo que, um dos principais, está voltado para um maior controle da postura do praticante por meio da execução correta de movimento.

A introdução do método Pilates na Escola é possível. Conheça o ebook Entendendo o Pilates na Escola.  Esse Ebook foi escrito por uma professora de Educação Física que resolveu, no meio de 2019, introduzir alguns movimentos de Pilates nas aulas na escola, para atrair a atenção e aumentar a motivação dos alunos. Clique aqui!