Exemplo de Aulas Remotas na Educação Física

As aulas remotas realizadas no contexto do coronavírus são atividades de ensino mediadas pela tecnologia, mas que se orientam pelos princípios da educação presencial. Aulas remotas oferecem a continuidade da escolarização por meio de recursos tecnológicos, só que a distância. Normalmente, as lições são encaminhadas às turmas pelos professores de cada matéria, no mesmo horário da aula presencial.

No ensino a distância as aulas são gravadas, tutor/monitor como suporte de maneira atemporal, conteúdo e material didático mais padronizados, normalmente disponibilizados com antecedência, cronograma padronizado, avaliações padronizadas, atividades síncronas e assíncronas, carga horária distribuída entre diversos recursos midiáticos e mais autoinstrucional.

As ferramentas e plataformas para isso são abundantes. Apresentamos a seguir algumas sugestões de comunicação remota com os alunos:

• WhatsApp: Utilização para conversas individuais, em grupos ou através de listas de transmissão;
  • Google Hangout Meets: Plataforma de webconferência para até 100 pessoas ao mesmo tempo;
  • Skype: Plataforma de comunicação para uma quantidade reduzida de pessoas;
  • Google Forms: Criação de avaliação, simulados e provas para resolução no formato digital;
  • Microsoft Teams: Trabalhe em equipe usando chat, compartilhando arquivos e fazendo chamadas com vídeo.

Na prática, o ensino remoto é feito por um professor que ministra aulas, sejam elas ao vivo ou gravadas, por meio de videoconferência ou recurso similar. A carga horária é a mesma das aulas presenciais, mantendo a frequência.

Os educadores e estudantes têm enfrentado grandes desafios com as aulas remotas, afinal, as mudanças foram abruptas. Adaptar toda a dinâmica da sala de aula presencial para os ambientes virtuais demanda investimento de tempo e em tecnologia.

Mesmo com os desafios, aulas expositivas e até avaliações têm ocorrido com o suporte de recursos tecnológicos, em diferentes formatos de conteúdo e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Tudo para diversificar e personalizar a experiência dos alunos.

Veja o exemplo de 6 aulas para Ensino Remoto na Educação Física

Vídeo desenvolvido no formato dos games, o jogo das cores, busca trabalhar com o desenvolvimento principalmente da coordenação motora e da atenção visual.

Vídeo desenvolvido através dos jogos de matriz africana. O shisima é um jogo de tabuleiro fácil e que auxilia principalmente no raciocínio lógico e na atenção.

Vídeo desenvolvido trabalhando a gameficação. O jogo das cores é um jogo intuitivo e de muita movimentação.

Vídeo desenvolvido pra dar suporte ao desenvolvimento da aprendizagem go Golfe de forma adaptada.

Vídeo desenvolvido para trabalhar com a queimada de uma maneira adaptada.

Vídeo desenvolvido para trabalhar a temática dos benefícios da atividade física bem como o sedentarismo e suas possíveis implicações na saúde do indivíduo.

Para finalizar, você precisa conhecer guia "Aulas Remotas Ensino Infantil, Fundamental e Médio". É um material baseado na BNCC 2020 onde possui conteúdos para serem trabalhados em aulas remotas com seus alunos do infantil até Ensino Médio. Clique aqui e saiba mais