A falta de motivação para aulas de Educação Física Escolar

A educação física na escola tem como papel fundamental transmitir as diferentes manifestações que compõem a Cultura Corporal do Movimento (CCM) para as crianças e adolescentes. Para tanto, é importante que haja uma motivação dos alunos para que participem das aulas. Nesta perspectiva, o conhecimento sobre os fatores que atraem e afastam os alunos das aulas de educação física devem fazer parte das preocupações dos professores.

Atualmente existe muita discussão sobre as dificuldades com as quais os professores e alunos se deparam nas aulas de Educação Física na escola. Por esse motivo, foram levantados alguns dos problemas mais comuns relacionados à prática dessa disciplina no Ensino Fundamental e Médio. O desenvolvimento desse tema incorre em uma reflexão sobre a visão dos alunos em relação à disciplina Educação Física e seus professores, sempre com a preocupação de entender quais os principais obstáculos existentes nas aulas.

A auto-exclusão

Umas das grandes dificuldades relacionadas à prática da Educação Física na escola é a auto-exclusão de alunas do Ensino Médio. Alguns motivos podem contribuir para a auto-exclusão de alunas nas aulas de Educação Física, como:
  1. Ambiente físico inadequado (quadras pequenas e sem vestiários);
  2. Aulas frequentemente repetitivas e desorganizadas;
  3. Falta de habilidades e desprazer com os esportes oferecidos;
  4. Brutalidade masculina;
  5. Professor de Educação Física que não participa das aulas;
  6. Desigualdade de habilidades e gênero;
  7. Exclusão dos menos hábeis;
  8. Preferência da bola sempre para os meninos;
Existem controvérsias relacionadas com as teorias sobre o desenvolvimento da motivação do indivíduo para uma atividade física ou desporto. No entanto, a motivação é um aspecto psicológico tão importante quanto o aspecto físico. Assim, o profissional de Educação Física, deveria preocupar-se não somente com a parte física das pessoas, mas também com o aspecto psíquico, pois muitas vezes estes aspectos são determinantes para o desenvolvimento das práticas corporais, principalmente em crianças e adolescentes visando à manutenção deste comportamento quando adultos.

A educação física ao longo dos anos escolares deve ser repensada para que possamos motivar nossos educandos a praticarem atividades físicas ao longo de toda trajetória escolar. Isto poderia contribuir para que estes indivíduos continuassem praticando atividades físicas após os anos escolares.