Atividades lúdicas para serem aplicadas no Judô








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Atividades lúdicas para serem aplicadas no Judô. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!




No judô, durante a sua fase de aprendizagem, exige-se muita atenção na execução de suas técnicas o que tria a motivação em alguns momentos devido às repetições exaustivas de movimentos. Por se tratar de uma luta, tanto os "Ukemis", que são as técnicas de amortecimento, quanto a realização dos golpes, são cansativos e causam freqüentemente uma falta de motivação junto aos alunos. Assim sendo, uma solução para tornar as aulas mais atrativas seria a utilização de atividades lúdicas.

Muitos professores utilizam as atividades lúdicas durante suas aulas, concentrando-se no período de aquecimento.

O aquecimento e as brincadeiras no judô muitas vezes podem ser uma coisa só. Por exemplo, brincadeiras de corrida ou pular já fazem a parte do aquecimento de uma forma divertida.

Se possível é legal escolher brincadeiras que trabalhem não só o conjunto motor mas também o psíquico, para desenvolver a inteligência corporal e o raciocínio. Algumas brincadeiras do tipo:

– Pega-pega O-soto-gari: O pegador corre para pegar os demais. Quem for pego fica congelado. Para descongelar um colega tem que aplicar O-soto-gari.

– Vivo ou morto com quedas: Alunos organizados em filas. Quando o sensei fala morto, todos fazem Ushiro Ukemi (ou outra queda). Vivo permanece de pé.

E mais uma porção de outras como, pega pega cachorrinho, pula cela, pula faixa.. Enfim, é importante também variar nos treinos para não se tornar repetitivo.

Após as lutas, para esfriar os ânimos e se preparar para o fim do treino, terminar com mais uma rápida brincadeira ajuda as crianças a relaxarem e irem pra casa com um sorriso no rosto. Brincadeiras mais calmas, como as de roda ou de passa a bola podem ser mais indicadas.

O enfoque de utilização está vinculado à idéia de motivação das aulas, facilitando a aprendizagem do judô, corroborando a socialização das crianças e, de certa forma, ampliando seu prazer em estar nas aulas seguindo a disciplina imposta pela prática.

Algumas atividades:

Pique nunca três

Os alunos formarão duplas e ficarão de mãos dadas, o professor escolherá um alunos que será o pegador e outro que fugirá do pegador. Para não ser pego, ele dará a mão para um dos colegas que estão de mãos dadas. Imediatamente o aluno que sobrou da dupla vira o pegador e o que era pegador passa a fugir.  Brincadeira segue durante algum tempo desta forma.

Brincadeira do pregador

Colocam-se vários pregadores em cada um dos alunos que frente a frente  dupla tentará tirar o maior número possível do oponente. Esta brincadeira pode ser de forma individual ou em equipe, no caso da equipe, quem tiver menos pregadores vence.

Pique par ou ímpar

Os alunos irão formar duas fileiras, uma de frente para a outra com o mesmo número de alunos. No comando do professor os alunos irão tirar par ou ímpar e quem vencer irá pegar o colega que tentará fugir até um lugar pr+determinado pelo professor


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Atividades lúdicas para serem aplicadas no Judô Atividades lúdicas para serem aplicadas no Judô Reviewed by Dani Souto EF on 05:35 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais