Motivação na Educação Física em casa

É um grande desafio para o professor de Educação Física montar as suas aulas nessa época de quarentena. Li no site do Impulsiona que 80% dos estudantes do mundo estão sem ir à escola, em função da pandemia do coronavírus. No Brasil, a situação não é diferente, com a maioria dos municípios e estados interrompendo as aulas presenciais para preservar a saúde da população.

Sem a presença dos alunos na escola, é preciso ter atividades que desempenha os objetivos. A educação física na escola tem como papel fundamental transmitir as diferentes manifestações que compõem a Cultura Corporal do Movimento (CCM) para as crianças e adolescentes. Para tanto, é importante que haja uma motivação dos alunos para que participem das aulas. O conhecimento sobre os fatores que atraem e afastam os alunos das aulas de educação física devem fazer parte das preocupações dos professores.

Motivar os alunos é uma forma de ajudá-los a desenvolver suas capacidades, tanto as físicas, motoras, cognitivas, afetivas, comunicacionais e psíquicas. O comportamento humano é movido por necessidades, interesses e estímulos vindos do meio ambiente e uma pessoa motivada a realizar certa atividade poderá ter mudanças na compreensão da aprendizagem e de seu desempenho nas atividades motoras.

Dependendo da idade, pode-se montar tarefas para se fazer em casa usando materiais recicláveis, quiz sobre esportes e atividades que seriam dadas nas aulas de educação física, ensinar atividades como alongamento ou meditação ou até vídeos para imitação de exercícios específicos. Confira alguns vídeos enviados por educadores físicos do Brasil inteiro e saia do sofá também: https://impulsiona.org.br/exercicios-fisicos-em-casa/ .

O importante é adequar o recurso tecnológico as condições das crianças/adolescentes porque nem todos os alunos tem internet disponível o tempo todo, nem espaço para fazer algumas tarefas/jogos específicos.

Pra terminar, é fato que todos estamos inovando e buscando levar atividades que sejam acessíveis aos nossos alunos que se encontram em isolamento social;. Pensando nisso, o professor Marcos Renato elaborou o E-BOOK Educação Física em casa com mais de 110 atividades (brincadeiras, brinquedos e jogos) para te auxiliar neste momento. Clique aqui e saiba mais!