Curta e Siga em Rede Sociais

Aulas de Educação Física na Quarentena








Apesar das crianças e dos adolescentes estarem em suas casas, esse período da quarentena não se trata de um período de férias. Por isso, é importante manter uma rotina disciplinada de estudos, além da prática de exercícios físicos, que traz muitos benefícios para o organismo como a oxigenação do cérebro, a diminuição do estresse, a melhora do humor, o fortalecimento do sistema imunológico e a manutenção da massa corporal. 

Se o sedentarismo já era um adversário a ser combatido enquanto a rotina estava normalizada, imagine agora, que as crianças e os adolescentes não podem sair para a rua

Nas aulas on-line de Educação Física, além de apresentarem uma série de exercícios, os professores podem recapitular conteúdos já trabalhados em sala de aula, como nutrientes, postura, higiene e também a importância do esporte e do treinamento. 

Para o feedback, após assistirem as aulas, os alunos preenchem um questionário, com perguntas sobre o tema e sobre como se sentiram ao realizar a atividade proposta na videoaula. Desta forma, consegue-se avaliar a percepção do estudante diante da atividade e também melhorar a qualidade das próximas aulas

Além dos cuidados com a higiene e o isolamento social, é recomendável que os alunos organizem uma nova rotina por meio de horários e aproveitem os meios tecnológicos para manterem contato com os amigos, se exercitarem, conversarem e se divertirem, mesmo que virtualmente.

Exemplos de atividades:

- Brincadeira do algodão: Pegue bolinhas e algodão e dois baldes. Coloque os baldes a uma distância de dois metros e peça para as crianças jogarem as bolinhas. 

Tem uma mesa leve em casa? Incline, deixe a criança segurar o balde na outra ponta e joge as bolinhas. Elas deverão recolher as bolinhas no balde.

Quer variar? Pegue uma raquete, lance as bolinhas para a criança rebater e acertar no balde.

Brincadeiras com Almofadas: Coloque a almofada ou um bicho de pelúcia no chão. Deite e coloque uma bacia nas costas. Com os pés pegue a almofada e tente acertar a bacia.

- Zig-Zag: espalhe latinhas ou garrafas pet pelo chão com uma distância de 2 ou 3 metros e peça para a criança correr entre os obstáculos várias vezes.

Atividades para aulas de Educação Física

TOP 100 Planos de Aula + 100 atividades
TOP 100 Atletismo
TOP 100 Basquete
TOP 100 Futebol
TOP 100 Futsal
TOP 100 Handebol
TOP 100 Natação
TOP 100 Psicomotricidade
TOP 100 Recreação
TOP 100 Voleibol



EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: