Deficiência Física Neuromotora

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir, sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2007)

O termo neuromotora reporta-se às deficiências ocasionadas por lesões nos centros e vias nervosas que comandam os músculos. Podem ser causadas por infeções ou por lesões ocorridas em qualquer fase da vida da pessoa ou por uma degeneração neuromusculares cujas manifestações exteriores consistem em fraqueza muscular, paralisia ou falta de coordenação.

Dentre os principais quadros motores apresentados pela pessoa com algum tipo de deficiência física, torna-se difícil encontrar uma classificação que inclua todos os possíveis distúrbios motores. Sendo assim, elencamos os quadros neuromotores de maior incidência em alunos matriculados na Educação Básica e Educação de Jovens Adultos que requerem um apoio mais intenso.
    • Lesão cerebral (paralisia cerebral ou deficiência neuromotora)
    • Lesão medular (paraplegia/tetraplegias)
    • Deficiências neuromusculares - Miopatias (distrofias musculares)
O estudante que apresenta este tipo de deficiência requer um ambiente escolar organizado e adequado à suas necessidades, para que o mesmo tenha acesso ao currículo, eliminando as barreiras que o impedem de exercer seu direito a educação. Possuem a garantia por lei um professor/a especializado/a (Professor de Apoio à Comunicação Alternativa- PAC), que atua no contexto da sala de aula, nos estabelecimentos de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos que vai auxiliar no trabalho de mediação da comunicação entre o estudante e grupo social e no processo de ensino e aprendizagem que é diferente do convencional. Também possuem a garantia por lei de um funcionário/a operacional que vai auxiliar no ambiente escolar, mas fora do ambiente da sala de aula.