Vídeos de Educação Física Escolar

A Educação Física, como componente curricular obrigatório da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), deve contribuir, e por que não dizer, "interferir" para que as pessoas adotem um estilo de vida fisicamente ativo, pois a orientação por professores qualificados e capacitados fará a diferença na vida dessas pessoas, evitando o sedentarismo e, consequentemente, o surgimento de doenças, como hipertensão, diabetes e obesidade. Elas poderiam ser evitadas, como também o controle da agressividade.

A Educação Física deveria garantir aos alunos o direito de conhecer mais profundamente os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas, enfim, as práticas pertencentes ao universo corporal presentes em seu cotidiano. Garantir o direito a esses aprendizados é um dever do professor e da escola, respeitar esses conhecimentos também.

Portanto, para os professores, quanto mais atividades forem aplicadas, melhor será para os alunos. Para ter essa variedade, tenho das dicas: o guia 100 planos de aula + 100 atividades para Educação Física Escolar e as 200 atividades de Educação Física Escolar em Vídeo.

Para aulas cada vez melhores, o professor precisa se motivar. Entender que a Educação Física é de extrema necessidade e importância na escola. Entendendo isso, pode motivar os alunos por meio de aulas diversificadas, interessantes e planejadas. O planejamento para as aulas de Educação Física deve respeitar o contexto social dos alunos, a complexidade dos conteúdos, a inclusão e o nível de desenvolvimento e crescimento motor e cognitivo dos alunos. E, com certeza, ter vídeos de aulas e atividades pré-determinadas ajudam nesse processo.

É importante lembrar que respeitar os conhecimentos dos alunos não significa que devemos nos limitar a tematizar somente os que eles conhecem e vivenciam. Ao contrario disso, devemos proporcionar momentos onde esses conhecimentos sejam ampliados, trazendo para a escola tudo o que diz respeito a seu cotidiano e também outras formas de ver e pensar esses saberes que fazem parte do patrimônio cultural da sociedade.