Educação Física dentro da sala de aula

Dar aula de educação física em sala de aula requer um pouco mais de preparação da aula, mas você pode desenvolver um trabalho muito interessante, já pensou em trabalhar o raciocínio lógico com os seus alunos? Falar sobre a anatomia do sistema locomotor também é interessante, você não precisa se aprofundar na matéria, mas é um tema importante. Também é possível trabalhar temas como:

• Cooperativismo;
  • Desporto Individual;
  • Regras de Esportes;
  • Cidadania;
  • História da Educação Física;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Projetos Sociais, entre outros.

Já é sabido que a Educação física é muito mais que colocar os alunos para jogar bola, eles precisam sim se exercitar, isso é importante e também pode ser discutido em sala de aula, mas essa aula pode ser melhor aproveitada.

Converse também com seus alunos, descubra o que eles gostariam de aprender nessa aula, se preferem aprender um pouco sobre educação física ou aprender como jogar um esporte e suas regras. Se você conversar com eles e combinar as aulas que serão dentro da sala, pode ter certeza que não vai ouvir reclamações, eles vão curtir muito esse novo estilo de aula.

Um tipo de aula legal são os jogos educativos que podem ser realizados dentro da sala como o xadrez, esse é um jogo muito antigo, que pode ajudar a desenvolver várias áreas do cérebro. Esse é apenas um exemplo de jogo que pode ser feito dentro da sala de aula, perfeito para os dias de chuva em que os alunos não podem ir para a quadra.

As opções são muitas, basta criar um projeto interessante para ensinar aos alunos tudo o que citamos e muito mais. Educação física é muito mais que colocar os alunos para jogar bola, eles precisam sim se exercitar, isso é importante e também pode ser discutido em sala de aula, mas essa aula pode ser melhor aproveitada.

Sei bem que para a maioria dos alunos, se um professor de educação física avisa em sala de aula que vai dar aula ali mesmo é motivo para muita reclamação. Se é professor de educação física e dá aulas em sala de aula, provavelmente já passou por isso inúmeras vezes. Esses alunos não sabem o quanto é importante ter aulas de educação física em sala de aula, por mais que seja um momento para eles de recreação, essa aula é importante e eles podem aprender muito.

Tenho dois guias em VÍDEO de aulas de Educação Física para te indicar.