Como usar a recreação no Futsal + 6 atividades para aulas

A prática das atividades físicas na Educação Física escolar favorece aspectos como melhora dos processos mentais, a integração do indivíduo ao grupo, autoconhecimento, percepção corporal, temporal e espacial, domínio das habilidades e destrezas físicas entre outros.

Observamos como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar a prática dos esportes. Faz-se extremamente necessária a oportunidade de vivência de diversos esportes por parte dos alunos a fim de um melhor desenvolvimento global da criança e do adolescente. Entre os esportes praticados o futsal é muito popular e ganhou a preferência de muitos. É um esporte que traz certa facilidade para ser executado visto que necessita apenas de uma bola, de um espaço e de jogadores.

Veja 6 exemplos de atividades para suas aulas:

1) Nome de atividade: "JOGO DOS 5 PASSES"

Objetivo: Jogo coletivo; Oferecer-se e orientar-se.

Materiais necessários: 1 bola e coletes para dividir as equipes.

Descrição: serão formadas duas equipes que deverão trocar passes. Quando alguma equipe conseguir trocar 5 passes, sem que nenhum adversário toque na bola, marcará um ponto.

2) Nome de atividade: "HAND-FUT-GOL"

Objetivo: Acertar o alvo; Transportar a bola ao objetivo; Jogo coletivo; Superar o adversário.

Materiais necessários: 1 bola e coletes para dividir as equipes.

Descrição: serão formadas duas equipes que deverão trocar passes entre seus integrantes, com as mãos, para que, quando chegarem próximo ao gol, tentem um gol de cabeça ou de voleio.  Não é permitido correr com bola nas mãos, quicá-la ou tirá-la das mãos do adversário.

3) Nome da atividade: "4 BALIZAS"

Objetivo: Jogo coletivo; Superar o adversário; Tirar Vantagem Tática.

Materiais necessários: 1 bola, 4 cones e coletes para dividir as equipes
Descrição: na quadra de futsal, além das balizas tradicionais, acrescentam-se mais 2 balizas nas

laterais, no meio da quadra, sem goleiro. Duas equipes enfrentam-se, sendo que cada equipe defende a baliza tradicional e a baliza da direita, enquanto ataca o gol da frente e a baliza da esquerda. Portanto cada equipe defende 2 balizas e ataca outras 2. Após a marcação de um gol a bola deverá sair do meio.

4) Nome da atividade: "5 BALIZAS"

Objetivo: Jogo coletivo; Superar o adversário; Tirar Vantagem Tática; Transportar a bola ao objetivo.

Materiais necessários: 1 bola, 10 cones e coletes para dividir as equipes.
Descrição: distribuem-se na quadra 5 balizas formadas por cones. As duas equipes em confronto podem fazer gol nas 5 balizas, porém o gol só é válido quando um jogador executa um passe entre os cones e outro jogador da mesma equipe recepciona a bola do outro lado. Obs.: Não é permitido fazer dois gols seguidos na mesma baliza.

5) Nome da atividade: "JOGO DOS 2 SETORES"
Objetivo: Transportar a bola ao objetivo; Jogo coletivo; Superar o adversário; Oferecer-se e orientar-se.

Materiais necessários: 1 bola e coletes para dividir as equipes.

Descrição: divide-se a quadra em 2 setores, onde duas equipes de 6 jogadores se enfrentam.

Em cada setor acontecerá um jogo de 3x3. O objetivo do jogo é fazer a bola passar para o outro setor. Cada vez que a bola é passada entre os setores a equipe marca 1 ponto. Porém, para poder passar a bola para o outro setor a equipe deverá ter trocado no mínimo 3 passes dentro do setor.

6) Nome da atividade: "ESCAPE"

Objetivo: Jogo coletivo; Superar o adversário; Acertar o alvo; Oferecer-se e orientar-se.
Materiais necessários: 1 bola e coletes para dividir as equipes.

Descrição: duas equipes de 12 jogadores jogam na quadra de futsal. 6 jogadores de cada equipe enfrentam-se dentro da quadra, podendo cada jogador dar apenas 2 toques na bola. Os outros 6 jogadores da mesma equipe serão distribuídos fora da quadra. Os "escapes" só podem dar 1 toque na bola.

Se você quiser ter mais atividades sobre Recreação no Futsal, este e-book possui 130 atividades recreativas para o futsal, são todas descritivas, onde você poderá acrescentar em seus planejamentos e também podendo fazer adaptações nas atividades. Clique aqui e saiba mais!