Treinamento Funcional na Educação Física Escolar - Ensino Médio








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Treinamento Funcional na Educação Física Escolar - Ensino Médio. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!


Espera-se que os alunos ao iniciar o Ensino Médio sejam portadores de um
rico acervo motor, pois já passaram pela principal fase de formação e teoricamente deveriam estar prontos para movimentos mais específicos e complexos.

Força, resistência, agilidade, equilíbrio e flexibilidade são habilidades que
compõe o complexo sistema motor humano. São elas que, elaboradas pelo sistema nervoso, são responsáveis pela realização de movimentos básicos como andar e subir escada, até os movimentos mais complexos como movimentos técnicos esportivos. A construção destas habilidades gera na criança a base para um adulto que apresenta domínio sobre seu corpo. Em contrapartida, o aluno que na sua infância não teve seu desenvolvimento motor trabalhado de maneira ampla, fica com um déficit motor que carregará para toda sua vida.

Dentro da escola cabe a disciplina de Educação Física promover o desenvolvimento motor já que esta é a única disciplina que tem o movimento como objeto pedagógico. Estimular e apontar experiências positivas para desenvolver o gosto pela atividade física nos alunos do Ensino Médio pode promover adultos fisicamente ativos. Para tanto se propõe uma alternativa metodológica: Treinamento Funcional.

A ideia de trabalhar com o Treinamento Funcional tem como justificativa
mostrar aos alunos do Ensino Médio, a importância que a atividade física tem para o seu cotidiano e os benefícios que acarretará para sua saúde. Praticar essa modalidade experimentalmente nas aulas de Educação Física de modo a vivenciar movimentos que possivelmente, tanto atraiam quanto minimizem as dificuldades de movimentos habilidosos. Inicialmente o Treinamento Funcional foi utilizado para a recuperação dos movimentos funcionais de idosos e de pacientes lesionados, porém seu sucesso fez com que fosse implantado nas academias brasileiras como método alternativo, alcançando com eficiência os objetivos estabelecidos por professores e alunos. Por que não utilizar o treinamento funcional dentro da escola, já que um dos problemas encontrados nas aulas de Educação Física é a formação deficitária das habilidades físicas?

Importante lembrar que o Treinamento funcional refere-se a um conjunto de exercícios praticados como preparo físico ou com o fim de apurar habilidade sem cuja execução se procura atender a função e o fim prático, ou seja, os exercícios de treinamento funcional apresentam propósito específico, geralmente reproduzindo ações motoras que serão utilizadas pelo praticante em seu cotidiano.

Os exercícios funcionais referem-se a movimentos que estabilizam mais de um segmento ao mesmo tempo, que pode ser realizado em diferentes planos e que envolvem diferentes ações musculares (excêntrica, concêntrica e isométrica).

O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também à mente. Pensando nisso, elucidamos alguns dos muitos benefícios do método:
  • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
  • Melhoria da postura;
  • Melhoria do equilíbrio muscular;
  • Diminuição da incidência de lesão;
  • Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
  • Aumento da eficiência dos movimentos;
  • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
  • Melhora da força, coordenação motora;
  • Melhora da resistência central (cardiovascular )e periférica ( muscular );
  • Melhora da lateralidade corporal;
  • Melhora da flexibilidade e propriocepção.

A aula de educação física na escola é o ambiente ideal para proporcionar a
aprendizagem de bons hábitos para repassar aos jovens atitudes positivas e como principal meio de compreenderem o porquê da necessidade de se aprender a cultura do corpo.

Para ter variedade de exercícios funcionais, você precisa conhecer o guia com 200 exercícios de Treinamento Funcional. Além desses exercícios, o guia ensina como a montar o treino de funcional de maneira perfeita. Clique aqui e conheça!
Sendo assim, o Treinamento Funcional pode e deve ser usado em auls de Educação Física Escolar no Ensino médio.



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Treinamento Funcional na Educação Física Escolar - Ensino Médio Treinamento Funcional na Educação Física Escolar - Ensino Médio Reviewed by Dani Souto EF on 14:02 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais