Curso online de O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental




    http://msalx.veja.abril.com.br/2014/08/09/0335/pe6Cx/educacao-fisica-original.jpeg?1402459890

 O esporte é uma ótima forma dos alunos aprenderem que a vida não é feita só de vitórias e que nem sempre se consegue tudo o que se almeja. Os esportes os põem frente à derrota, o que os obrigam a aprenderem a superar suas frustrações

    No Ensino Fundamental, serão oportunizadas diversas vivências que valorizem o aluno como produtor do conhecimento, estimulando a reflexão crítica e a utilização do corpo como instrumento de interpretação do mundo. Para isso, o ensino da Educação Física oferecerá a organização de um ambiente que possibilite desenvolver as capacidades de:

  • Conhecer e utilizar o corpo em movimento no tempo e no espaço;

  • Dominar os movimentos básicos do corpo;

  • Ampliar o repertório motor na combinação de movimentos e habilidades;

  • Identificar e utilizar as atividades ludo-pedagógico do cotidiano escolar na organização do lazer;

  • Repudiar a violência, evidenciando o respeito mutuo, a ética, a dignidade e a solidariedade;

  • Incorporar as manifestações corporais das diversas culturas ao acervo lúdico;

  • Demonstrar autonomia na legislação da regra dos jogos;

  • Entender a diversidade cultural e conviver com ela na organização e execução das práticas corporais;

  • Compreender a importância da atividade física e do esporte para a saúde, relacionando-a com os fatores sócio-culturais;

  • Adquirir habilidades esportivas, reconhecendo a importância do gesto motor, despertando o prazer pelo esporte;

  • Responsabilizar-se pelo desenvolvimento e manutenção de suas capacidades físicas (resistência aeróbica, força, velocidade e flexibilidade)

  • Valorização e respeito com sensações, emoções, limites, integridade física e morais pessoais e dos colegas.

  • Reconhecimento e valorização de atitudes não discriminatórias, quanto à habilidade, sexo, cor e outras.

  • Predisposição em cooperar com colega ou grupo, participar em jogos esportivos, recreativos.

    Propõe-se, assim, a valorização do aluno, dando movimento a cada idéia dentro da escola numa perspectiva interdisciplinar, cabendo ao professor mediar às vivências, desenvolvendo habilidades e competências na formação do ser crítico participativo.




Comente:


Você não pode perder:

500 jogos e brincadeiras
Aprenda Planejar Aulas de Educação Física
Atividades Físicas de Alunos Especiais


Popular

Arquivo do blog