O forró e outras danças no contexto da Educação Física Escolar








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre O forró e outras danças no contexto da Educação Física Escolar. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

 
Vocês ouvem  forró? O que sabem sobre o ritmo? Foto: Patrícia Stavis

As festas juninas são uma grande oportunidade para a introdução do forró nas aulas de Educação Física. Porém, não é só o forró que pode ser usado como instrumento de dança nas aulas.

Na escola, a prioridade não é a performance, então nada de criar coreografias muito complicadas. O objetivo principal é a experimentação e o desenvolvimento da consciência corporal. O fundamental é as crianças conhecerem os limites entre o próprio corpo e o do colega."

Não se prezar pela precisão e fazer experimentações não é o mesmo que deixar os alunos fazerem quaisquer movimentos ou pedir que apenas repitam uma dança conhecida. É essencial que novos desafios sejam apresentados.

Para que os alunos  analisarem outras maneiras de dançar, é legal o professor apresentar vídeos em que o forró (ou outras danças) apareçam em diversos contextos, como em shows de artistas profissionais, bailes e aulas. Todos discutiram sobre o que estava sendo visto: "Essas pessoas dançam sempre em casais?", "Como ficam as mãos sobre o parceiro?", "Como são os passos?", "O homem e a mulher ficam sempre próximos?", "Quais as semelhanças e diferenças entre o forró e outros ritmos que conhecemos?".


Além de incrementar as informações sobre as danças atuais, é importante colocar a dança como elemento cultural e o forró faz parte da cultura e da história do país e que havia outros importantes representantes do ritmo. Falou de Luiz Gonzaga (1912-1989), de Dominguinhos e do Trio Virgulino, artistas mais antigos e desconhecidos dos estudantes, que têm em média 9 anos, e discorreu sobre as diferentes manifestações e os instrumentos utilizados tradicionalmente. Mais uma vez, eles ouviram as músicas e dançaram um forró diferente do que conheciam.

Uma das dificuldades do professor pode ser a formação dos casais, já que os pequenos tinham vergonha de dançar com o colega de outro sexo. 

Intercalar momentos de discussão, apreciação, estudo da história e muita prática, os alunos tiveram um contato mais aprofundado com os movimentos típicos do forró. A dança faz parte das manifestações da sociedade. É necessário que se considerem todas as relações que a cercam.



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


O forró e outras danças no contexto da Educação Física Escolar O forró e outras danças no contexto da Educação Física Escolar Reviewed by Dani Souto EF on 07:31 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais