O forró e outras danças no contexto da Educação Física Escolar

Por que a educação física escolar é importante? - Estudo Kids

As festas juninas são uma grande oportunidade para a introdução do forró nas aulas de Educação Física. Porém, não é só o forró que pode ser usado como instrumento de dança nas aulas.

Na escola, a prioridade não é a performance, então nada de criar coreografias muito complicadas. O objetivo principal é a experimentação e o desenvolvimento da consciência corporal. O fundamental é as crianças conhecerem os limites entre o próprio corpo e o do colega."

Não se prezar pela precisão e fazer experimentações não é o mesmo que deixar os alunos fazerem quaisquer movimentos ou pedir que apenas repitam uma dança conhecida. É essencial que novos desafios sejam apresentados.

Para que os alunos  analisarem outras maneiras de dançar, é legal o professor apresentar vídeos em que o forró (ou outras danças) apareçam em diversos contextos, como em shows de artistas profissionais, bailes e aulas. Todos discutiram sobre o que estava sendo visto: "Essas pessoas dançam sempre em casais?", "Como ficam as mãos sobre o parceiro?", "Como são os passos?", "O homem e a mulher ficam sempre próximos?", "Quais as semelhanças e diferenças entre o forró e outros ritmos que conhecemos?".

Além de incrementar as informações sobre as danças atuais, é importante colocar a dança como elemento cultural e o forró faz parte da cultura e da história do país e que havia outros importantes representantes do ritmo. Falou de Luiz Gonzaga (1912-1989), de Dominguinhos e do Trio Virgulino, artistas mais antigos e desconhecidos dos estudantes, que têm em média 9 anos, e discorreu sobre as diferentes manifestações e os instrumentos utilizados tradicionalmente. Mais uma vez, eles ouviram as músicas e dançaram um forró diferente do que conheciam.

Uma das dificuldades do professor pode ser a formação dos casais, já que os pequenos tinham vergonha de dançar com o colega de outro sexo.

Intercalar momentos de discussão, apreciação, estudo da história e muita prática, os alunos tiveram um contato mais aprofundado com os movimentos típicos do forró. A dança faz parte das manifestações da sociedade. É necessário que se considerem todas as relações que a cercam.