
O ano letivo já começou mas diante de mil concepções, idéias e formas milagrosas de ensinar na escola, nos deparamos com um dilema: o que ensinar nas aulas de Educação Física? Esporte, lazer aprendizado?
O primeiro ponto que não devemos nos esquecer é de que a Educação Física é uma área de conhecimento, está inserida no currículo escolar e, portanto, tem um objetivo pedagógico. Assim, entendendo a Educação Física como "disciplina", ela deverá possuir seus próprios objetivos, conteúdos, expectativas de aprendizagem e seu objetivo deverá ser o de estudar o universo das manifestações culturais corporais.
Algumas pessoas afirmam  que as aulas de Educação Fisica   devem priorizar a diversão e o lazer. Se a disciplina está inserida no   currículo da escola, como citado anteriormente, não faz sentido essa   afirmativa. Existem outros locais onde as crianças podem freqüentar com    o unico objetivo de diversão e certamente a escola não é este espaço.   Lembremos que ao afirmar isso estamos negando o direito da criança a   adquirir conhecimento.
  Ao escolher uma manifestação corporal presente no cotidiano da comunidade,  para ser estudada nas aulas de Educação Física,   estamos garantindo o respeito ao aluno, respeito a sua cultura, aos   seus conhecimentos e uma aprendizagem significativa que faça sentido   para a criança. 
  A Educação Física deveria garantir aos alunos o   direito de conhecer mais profundamente os esportes, as danças, as lutas,   as ginásticas, enfim, as práticas pertencentes ao universo corporal   presentes em seu cotidiano. Garantir o direito a esses aprendizados é um   dever do professor e da escola, respeitar esses conhecimentos também. 
  Mas como funciona isso na prática?  Como exemplo, cito a   tematização de um esporte como o vôlei. A partir dos conhecimentos dos   alunos a respeito desta manifestação podemos propor algumas atividades   onde os alunos experimentem jogar de varias maneiras, adaptando os   movimentos, o espaço, os materiais, incluindo as pessoas com   deficiência. Outra ação didática seria mediar algumas atividades onde os   alunos descubram  como o esporte surgiu, quem são os atletas, onde e   por quem  é praticado, enfim, a criança deve entender que essas   manifestações são culturalmente construídas e constantemente modificadas   de acordo com alguns interesses.
  É importante lembrar que respeitar os conhecimentos dos alunos não   significa que devemos nos limitar a tematizar somente os que eles   conhecem e vivenciam. Ao contrario disso, devemos proporcionar momentos   onde esses conhecimentos sejam ampliados, trazendo para a escola tudo o   que diz respeito a seu cotidiano e também outras formas de ver e pensar   esses saberes que fazem parte do patrimônio cultural da sociedade. 
  A partir daí, saem de cena as aulas   "treinamento", que exclui os não habilidosos, a descoberta de novos   atletas, excluem os deficientes e outros que não se encaixam nessa   pratica e entram em cena todos aqueles alunos que tem o direito de a   vivenciar essas manifestações. Isso não significa que a Educação Fisica   deva se transformar em aulas "ditas" teóricas, mas sim, a partir das   práticas, uma aula onde a satisfação de aprender e participar estejam   presentes através de atividades que levante questionamentos, aprofundem o   conhecimento, ressignifiquem a pratica e ampliem as formas de ver,   pensar e estar no mundo. 
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