Habilidades motoras fundamenais e a aula de Educação Física







http://1.bp.blogspot.com/-lB6KoD2LVh4/TcXrXnwv3oI/AAAAAAAAAM8/BlRF2Pwujh8/s1600/foto20.jpg

O desenvolvimento motor é importante para a educação física. Aspectos incorporados ao desenvolvimento motor como aptidão física voltada para saúde e desempenho motor e habilidades motoras fundamentais e especializadas deveriam ser relevantes para aulas de Educação Física.

As habilidades motoras fundamentais são as capacidade de o indivíduo explorar os potenciais motores de seu corpo movimentando-se através do espaço (locomoção), domínio da musculatura que o habilita a suportar a força da gravidade (estabilidade) e a capacidade de manipular com eficiência os objetos (manipulação). A criança deverá desenvolver estas habilidades no período dos 2 (dois) aos 6 (seis) anos de idade. Segundo Gallahue e Ozmun (2001) o domínio das habilidades motoras fundamentais é básico para o desenvolvimento motor de crianças.

As habilidades motoras podem ser caracterizadas de três formas: de estabilidade, locomotoras, manipulativas.

  • As habilidades motoras de estabilidade são "padrões motores que favorecem a obtenção e a manutenção de equilíbrio do individuo". As atividades mais consideradas são: movimentos axiais, rotação corporal, desvio, equilíbrio em um só pé, caminhada direcionada e apoios invertidos.
  • As habilidades motoras de locomoção compreendem "os padrões motores que permitem a exploração através do espaço". Estas atividades são: caminhada, corrida, salto de uma altura, salto vertical, salto horizontal, saltito, galope e deslizamento, pulo e salto misto.
  • As habilidades motoras de manipulação são os padrões motores que permitem contato motor rudimentar e refinado com objetos. As atividades são rolamento de bola, arremesso supramanual, ato de apanhar, chute, ato de aparar, ato de rebater, drible e voleio.

 A fase motora fundamental de desenvolvimento segue uma seqüência que pode ser subdividida em estágios. Os estágios podem ser classificados em inicial, elementar e maduro, isto é, as habilidades motoras fundamentais manipulativas, estabilizadoras e locomotoras podem ser classificadas dentro de estágios ou seguem um desenvolvimento seqüencial, isto significa que as habilidades da criança não surgem de repente, mas respeitam a um seguimento.

A criança normal segue a esta seqüência e recebe influência tanto da maturação, quanto da experiência.

Portanto é muito importante que o professor possibilite as crianças o maior número de experiências possíveis para que a mesma desenvolva tarefas motoras de maneira eficaz. Estas experiências devem ser compostas pelas atividades descritas acima.

É importante lembrar que o professor tem que reconhecer em que estágio se encontra o padrão de desenvolvimento motor da criança, para tal é necessário que o professor avalie o aluno.

Sobre essa avaliação, falaremos em outro post!


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Habilidades motoras fundamenais e a aula de Educação Física Habilidades motoras fundamenais e a aula de Educação Física Reviewed by Dani Souto EF on 05:03 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais