segunda-feira, 16 de junho de 2014

10 dicas para plano de aula com tema de Copa do Mundo




http://www.vidalilas.com/img/fotos/decoracao%20para%20sala%20de%20aula%20copa%20do%20mundo%204.jpg

A Copa do Mundo como tema pedagógico deve ser encarada para além da competição... Não deve-se perder os objetivos estabelecidos nos planejamentos, mobilizando reflexões, encaminhamentos e intervenções necessárias.

Abaixo 10 dicas de como desenvolver um trabalho pedagógico com o tema COPA DO MUNDO:

1. Criar jogos cooperativos entre os grupos da escola: tão necessários para refletir sobre solidariedade, num jogo em que todos ganham com a cooperação mútua.

2. Criar novas regras para o esporte a ser desenvolvido na escola, com mais ou menos alunos e adaptados para atender todos os alunos, considerando as questões da educação inclusiva.

3. Promover o futebol como cultura de Paz, desenvolvendo condições de combater a violência e valorizar sentimentos de harmonia e respeito.

4. Refletir sobre a violência nos estádios de futebol, violência doméstica e violência escolar, defendendo a liberdade de expressão e explorando as formas dialógicas de interação.

5. Pesquisar informações sobre a Copa do Mundo: questões históricas, midiáticas e raciais, desenvolvendo o espírito investigativo.

6. Trabalhar sentimentos e emoções: paixão, empolgação, expectativa, frustração.

7. Trabalhar valores como o multiculturalismo, a convivência e a paz, ressignificando conceitos.

8. Analisar a realidade local antes e depois desse evento e as mudanças na vida dos alunos.

9. Ampliar as brincadeiras com bolas de diversos tamanhos, com ou sem regras, onde sentimentos, criatividade e o lúdico sejam respeitados, de modo ainda a privilegiar as manifestações corporais.

10. E por último, discutir sobre a importância da Copa ser realizada no nosso país, as vantagens e desvantagens que o acontecimento poderá trazer para todos os brasileiros.

Fonte


Comente:


Você não pode perder:

500 jogos e brincadeiras
Aprenda Planejar Aulas de Educação Física
Atividades Físicas de Alunos Especiais


Popular

Arquivo do blog