Os tipos de motricidade humana

A literatura menciona fases específicas do desenvolvimento motor de crianças, o que é de fundamental importância para que o profissional de educação física possa prescrever as atividades de maneira adequada.

No entanto, por fatores ambientais, a idade motora da criança pode encontrar-se em nível superior ou inferior em relação à sua idade cronológica. Num contexto de um contínuo desenvolvimento tecnológico, facilitador da hipocinesia, em classes mais favorecidas, contrastante com um ambiente escasso em recursos, por vezes com déficit nutricional, mas não ausente de estímulos, para a população mais carente, cabe ao profissional de educação física avaliar e mensurar o estágio motor em que a criança está, para então intervir corretamente de forma a desenvolver o máximo de sua capacidade funcional.

Diante disso, este estudo visa contribuir para a área da psicomotricidade, buscando conhecer as diferenças no desenvolvimento motor de crianças de diferentes situações econômicas e ambiente escolar, o que é relevante para o estímulo à adequação do meio e, individualmente, das atividades lúdico-esportivas que estimulam a motricidade fina e global.

Motricidade Humana

Desde o nascimento, sofremos estímulos para realizar as tarefas e transpassar os obstáculos impostos a nós tanto pelo meio quanto pelas pessoas e, mesmo passando por uma evolução contínua, são esses

estímulos que nos proporcionam o desenvolvimento. Rosa Neto (2002, p. 11), cita sobre o assunto:

[...] "Desde o momento da concepção, o organismo humano tem uma lógica biológica, uma organização, um calendário maturativo e evolutivo, uma porta aberta à interação e à estimulação" [...]

Para Gallahue e Ozmun (2005, p. 05), o desenvolvimento inclui todos os aspectos do comportamento humano e, como resultado, somente artificialmente pode ser separado em áreas, fases ou faixas etárias. A aceitação crescente do conceito de desenvolvimento permanente é muito importante e deve ser mantida em mente, pois ele sugere que alguns aspectos do desenvolvimento podem ser conceituados em esferas de áreas, estando relacionados a fases ou a faixas etárias, enquanto outros não podem. Além disso, o conceito de desenvolvimento permanente inclui toda alteração desenvolvimentista – as mudanças positivas geralmente associadas à infância e à adolescência e as mudanças que ocorrem com o processo regressivo do envelhecimento [...].

Motricidade Fina

A criança é movimento. Movimentando-se no espaço ela vai treinando o seu corpo, adquirindo destreza para que mais tarde possa dominá-lo. A motricidade fina diz respeito aos trabalhos mais finos, aqueles que podem ser executados com auxílio das mãos e dos dedos, especificamente aqueles com coordenação entre mãos e olhos. Quando uma criança começa a desenvolver uma boa coordenação motora fina, será comum observar que ela também apresentará uma boa tonicidade muscular nos membros superiores e inferiores. Ela poderá apanhar copos de plásticos com água sem derramar, poderá apanhar objetos delicados sem amassá-los, poderá pintar e colorir sem muita força, poderá equilibrar a força necessária para colorir desenhos nas mais diferentes texturas e superfícies e assim por diante. (ALMEIDA, 2008).

Um grande rival do desenvolvimento da motricidade fina na criança hoje em dia é o excesso de televisão, vídeo-games e uso do computador:  atividades que favorecem a passividade ou movimentos mecânicos repetitivos e unilaterais.

Motricidade Global

Os movimentos dinâmicos corporais desempenham um importante papel na melhora dos comandos nervosos e no afinamento das sensações e das percepções. O que é educativo na atividade motora não é a quantidade de trabalho efetuado nem o registro (valor numérico) alcançado, mas sim o controle de si mesmo – obtido pela qualidade do movimento executado, isto é, da precisão e da maestria de sua execução. (Rosa Neto, 2002)

De acordo com indicações de Condemarin (1989), os exercícios para o desenvolvimento da coordenação dinâmica global são realizados com a finalidade de aperfeiçoar o automatismo corporal. Entre estes exercícios a autora cita: a marcha, engatinhar, arrastar-se, marcha sobre uma barra de madeira, exercícios que promovam o equilíbrio estático e dinâmico, o balancin, a cama elástica, pular corda, jogar bola, relaxamento, flexões entre outros.