4 atividades para iniciação do Handebol para Educação Infantil

Festival de handebol reúne estudantes no Bolão | Notícias

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Trabalhar alguns fundamentos do handebol através de adaptações de brincadeiras tradicionais.

- Coordenar os diferentes movimentos dos fundamentos do handebol com o espaço, os objetos e os colegas.

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realiza os movimentos, aliados às interações proporcionadas pelas brincadeiras.

Ebook grátis: Jogos pré-desportivos no Handebol

GRÁTIS: Apostila + 2 aulas de Handebol na Escola

Duração das atividades

Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Corre-cutia com bola

Local: quadra

A dinâmica dessa brincadeira desenrolar-se igual a tradicional brincadeira do corre-cutia. Entretanto, a criança que colocará o objeto atrás de seus colegas carregará duas bolas. Uma servirá como objeto que será colocada atrás dos colegas de olhos fechados e a outra ficará com ela. Quando o colega perceber que está com a bola atrás de si, terá que tentar pegar o outro quicando a bola. Igualmente, o colega que sair correndo terá quicar a bola que estará em suas mãos. Essa brincadeira tem como objetivo trabalhar a condução do handebol.

Atividade 2 – Bobinho

Local: quadra

A tradicional brincadeira do "bobinho", também conhecida como "peruzinho", é muito utilizada como exercícios de "aquecimento" do futebol, mas executada com as mãos, serve como um bom aprendizado para os fundamentos de passe, marcação e desmarcação no handebol. A brincadeira pode ser alterada colocando-se mais de um "bobinho" ou "peru" aumentando sua dificuldade e aproximando a brincadeira da dinâmica do jogo do handebol propriamente dito.

Regra tradicional do bobinho: http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Forma%C3%A7%C3%A3o_B%C3%A1sica/Educa%C3%A7%C3%A3o_F%C3%ADsica/Jogos_pr%C3%A9-desportivos/Bobinho

Atividade 3 – Queimada

Material: bola penalty de iniciação nº10

Local: quadra

A queimada é uma brincadeira que pode ser utilizada como um exercício educativo para o fundamento do arremesso no handebol. Entretanto, sugeri-se utilizar uma bola com o tamanho aproximado ao da bola de handebol, mas que não seja tão densa quanto a mesma, para evitar de acidentes e machucad os (Ex.: bola penalty de iniciação nº10).

Regra tradicional da queimada:http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimada_%28jogo%29

Atividade 4 – Mãe-da-rua com bola

Local: quadra

Na brincadeira do mãe-da-rua as crianças devem atravessar a rua pulando de um pé só sem ser pegas pela mãe da rua. Nessa adaptação da brincadeira as crianças devem atravessar a rua utilizando os dois pés, mas conduzindo uma bola de handebol (cada criança deve ter a sua bola). Essa mudança proporciona uma vivência lúdica de alguns fundamentos do handebol tais como: condução e marcação e desmarcação. Regra tradicional do mãe-da-rua: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/pega-pega-americano-mae-rua-fugi-fugi-coloque-meninada-correr-424352.shtml

Avaliação

O(A) professor(a) pedirá às crianças para realizar uma registro gráfico de uma das brincadeiras trabalhadas. Em seguida as crianças colaram seus desenhos em um cartaz intitulado: "Brincando de Handebol".

Dica boa:

Domine o Handebol Escolar mesmo que você nunca tenha lidado com esse esporte. Utilize o Handebol como ferramenta de ensino. Conheça esse ebook que tem bônus bem especiais. Clique aqui e saiba mais!