Métodos de ensino: qual é a melhor opção?

Kids Playing Soccer Cheap Sale, 58% OFF | www.ingeniovirtual.com

Em época de volta as aula, é comum os pais enfrentarem questionamentos sobre a melhor escola para seus filhos e, até mesmo, sobre o melhor método de ensino. Como escolher bem o local em que a criança passará grande parte da sua vida, desenvolverá suas habilidades e seu conhecimento sobre o mundo? A tarefa não é nada simples.

Para tentar ajudar quem está nessa situação, a pedagoga Larissa Fonseca* explica que, além do método de ensino Tradicional, as instituições adotam também pedagogia Waldorf, Construtivismo, Montessori ou Pragmatismo. Assim, é essencial que as características de cada um desses métodos estejam claras para os pais.

"O ensino Tradicional, por exemplo, tem o aluno como passivo no processo de aprendizagem. Acredita-se na transmissão de conteúdos dos professores para os alunos", esclarece Larissa. "Por outro lado, o Construtivismo (teoria criada por Jean Piaget) parte do princípio que as crianças são ativas no processo de aprendizagem, construindo seus conhecimentos a partir das experiências vivenciadas no dia a dia e suas descobertas, feitas pelo contato com o mundo e com os objetos".

Segundo a pedagoga, a teoria Montessoriana (desenvolvida pela médica Maria Montessori) é fundamentada na estimulação da criança por meio da manipulação de objetos. A própria médica criou o material educativo a partir do qual a criança explora e realiza diversas tarefas (pré-organizadas pelos educadores) de forma livre, gerando, assim, suas aprendizagens.

"A pedagogia Waldorf é uma linha antroposófica, criada a partir das idéias do filósofo alemão Rudolf Steiner, que busca o desenvolvimento da criança nos diferentes aspectos, incluindo físico, social, individual e espiritual.
Ao invés de serem divididos por séries, os alunos são separados de acordo com a faixa etária, não havendo repetência. As aulas incluem artes até marcenaria".

A outra linha, denominada Pragmatismo, foi elaborada no início do século pelo educador norte-americano John Dewey e privilegia a resolução de problemas e ciência aplicada.

"Diante de tantas opções, uma variedade de aspectos deve ser considerada pelos pais na hora de fazer suas escolhas, abrangendo questões práticas como localização, preço e horário de atendimento, até a metodologia e filosofia da escola", reforça Larissa. "Também é fundamental observar as características comportamentais da criança, assim como, seus interesses".

Veja algumas dicas que podem ajudar no processo:

- Verifique se os valores da escola e a linha que a instituição segue na educação das crianças estão de acordo com as expectativas da família.

- Averigue a formação dos profissionais da escola.

- Observe os recursos pedagógicos (brinquedos, materiais didáticos)

- Examine as salas de aula, a disposição e adequação dos móveis, materiais, limpeza, segurança.

- Conheça a proposta pedagógica da escola.

- Verifique se a instituição promove cursos, reuniões e propostas de formação continuada para seus profissionais.

- Conheça a rotina das crianças e solicite uma visita de observação, para acompanhar a turma em atividade.

- Certifique-se se a escola reconhece seu papel de responsabilidade social.

- Indague sobre os métodos de avaliação e com que frequência são executados.

*Larissa Fonseca é Pedagoga, pós-graduada em Educação Infantil e Psicopedagogia. Possui especialidade em Psicanálise e Educação pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e em Comportamento e Desenvolvimento Infantil. www.larissafonseca.com.br