Tempo seco restringe atividade física nas escolas

Estudantes tiveram que trocar atividades físicas pelos livros por causa do clima seco

O tempo extremamente seco faz com que as escolas estaduais, municipais e particulares de Ribeirão Preto reduzam a intensidade das atividades físicas nos horários mais quentes do dia. Com isso, atividades alternativas estão sendo realizadas.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, quando a umidade do ar fica menor do que 30%, as aulas de educação física são suspensas no período das 10h às 15h e os exercícios são substituídos por jogos de mesa, como xadrez e dama, entre outras atividades que estejam dentro do conteúdo pedagógico da unidade.

A Secretaria Estadual de Educação orienta que os professores de educação física realizem as atividades físicas no início da manhã ou no fim do dia, em locais protegidos do sol. Os professores também são orientados a pausar as atividades e reforçar a importância da hidratação regular.

Segundo a pasta estadual, não é necessário que as aulas de educação física sejam canceladas, pois atividades físicas moderadas podem ser feitas, como jogos de recreação.

No colégio Auxiliadora, as atividades físicas não foram suspensas, mas os exercícios passaram a ser feitos de forma moderada e os alunos podem desenvolver atividades longe do sol, como na biblioteca.

Segundo o Climatempo, até o próximo fim de semana não há previsão de chuva e o tempo segue seco e quente com umidade do ar abaixo dos 30%. Não chove em Ribeirão Preto desde o dia 17 de julho.

Clima de deserto

Num dia que Ribeirão Preto registrou a umidade mais baixa do ano com 18%, que corresponde a estado de alerta. Ontem, às 16h a umidade era de 27%, que corresponde a estado de atenção.

Com o tempo seco e umidade relativa do ar abaixo dos 30%, o Corpo de Bombeiros fez alerta sobre o aumento de focos de queimada, que dobraram nas últimas duas semanas, chegando ao número de 15 a 16 ocorrências por dia.

A falta de chuva em toda a região também já mudou a paisagem de várias cachoeiras de Altinópolis. A mais famosa, a cachoeira do Itambé, que no período chuvoso tem uma queda d'água de 45 metros está seca.