Brincar é muito bom!

As brincadeiras são de grande importância em nossas vidas, principalmente na infância.

Quando estimulamos a criança com brincadeiras, observamos que seu desenvolvimento social, motor, intelectual, tende a ser bem mais rico, fazendo com que elas superem quase todas as propostas se tornando muito mais autônomas.

É importante que façamos um acompanhamento das reações infantis perante as atividades que são executadas.

Estimular a criatividade é um fator importante para seu desenvolvimento, propondo desafios, que para nós adultos parecem banais, mas para elas são de grande valor.
Os pais são os primeiros a realizarem brincadeiras com as crianças, sendo assim quando elas chegam na escola já trazem uma certa experiência. Cabe a nós professores aproveitarmos esse momento e envolvê-las em nosso conviver.

Alguns estudiosos afirmam que a função da criança é brincar, o que nos torna ainda mais responsáveis pelo cumprimento dessa tarefa, tentando descobrir de que forma vamos trazer a alegria e a felicidade nos momentos de troca de saberes com as crianças.

É importante ressaltar que cada um de nós tem alguma coisa para trocar e quando estamos com nossas crianças não só as ensinamos como também aprendemos com elas. O jogar e o brincar, as leva até o mundo lúdico. Porém não só as crianças precisam desses momentos, todos nós temos a necessidade de brincar recebendo uma contribuição bastante significativa para nosso viver e conviver.

Na escola não é diferente, a Educação Infantil é o momento chave, onde temos que desenvolver muitos potenciais nas crianças e as apoiar para que tenha momentos felizes e estimulantes, fazendo dos momentos em que passamos com elas inesquecíveis e prazerosos.

A criança percebe que pode realizar suas brincadeiras e vai adquirindo confiança em si e com estímulo e coragem dos que vivem ao seu redor, ela realizará diversas atividades que irão contribuir para o seu desenvolvimento, naturalmente e sem grandes problemas.
Mas será que só até a Educação Infantil?

Podemos realizar atividades lúdicas que contribuirão com a aprendizagem também no fundamental, com isso realizaremos um trabalho com o objetivo de aprender brincando.

Muitas vezes nos prendemos aos conteúdos e achamos que não podemos utilizar atividades lúdicas. Se usarmos a criatividade seremos capazes de realizar bons momentos de aprendizagem com brincadeiras, jogos e outros recursos menos tradicionais.

Pense nisso.

Professora Maria Hermínia de Sousa Guedes
Graduada em Educação Física - UNIFOA
Autora dos livros: Oficina da Brincadeira e Continuando a Brincadeira - editora SPRINT/RJ