Brincar é muito bom!








As brincadeiras são de grande importância em nossas vidas, principalmente na infância.

Quando estimulamos a criança com brincadeiras, observamos que seu desenvolvimento social, motor, intelectual, tende a ser bem mais rico, fazendo com que elas superem quase todas as propostas se tornando muito mais autônomas.

É importante que façamos um acompanhamento das reações infantis perante as atividades que são executadas.

Estimular a criatividade é um fator importante para seu desenvolvimento, propondo desafios, que para nós adultos parecem banais, mas para elas são de grande valor.
Os pais são os primeiros a realizarem brincadeiras com as crianças, sendo assim quando elas chegam na escola já trazem uma certa experiência. Cabe a nós professores aproveitarmos esse momento e envolvê-las em nosso conviver.

Alguns estudiosos afirmam que a função da criança é brincar, o que nos torna ainda mais responsáveis pelo cumprimento dessa tarefa, tentando descobrir de que forma vamos trazer a alegria e a felicidade nos momentos de troca de saberes com as crianças.

É importante ressaltar que cada um de nós tem alguma coisa para trocar e quando estamos com nossas crianças não só as ensinamos como também aprendemos com elas. O jogar e o brincar, as leva até o mundo lúdico. Porém não só as crianças precisam desses momentos, todos nós temos a necessidade de brincar recebendo uma contribuição bastante significativa para nosso viver e conviver. 

Na escola não é diferente, a Educação Infantil é o momento chave, onde temos que desenvolver muitos potenciais nas crianças e as apoiar para que tenha momentos felizes e estimulantes, fazendo dos momentos em que passamos com elas inesquecíveis e prazerosos.

A criança percebe que pode realizar suas brincadeiras e vai adquirindo confiança em si e com estímulo e coragem dos que vivem ao seu redor, ela realizará diversas atividades que irão contribuir para o seu desenvolvimento, naturalmente e sem grandes problemas. 
Mas será que só até a Educação Infantil?

Podemos realizar atividades lúdicas que contribuirão com a aprendizagem também no fundamental, com isso realizaremos um trabalho com o objetivo de aprender brincando.

Muitas vezes nos prendemos aos conteúdos e achamos que não podemos utilizar atividades lúdicas. Se usarmos a criatividade seremos capazes de realizar bons momentos de aprendizagem com brincadeiras, jogos e outros recursos menos tradicionais.

Pense nisso.

Professora Maria Hermínia de Sousa Guedes
Graduada em Educação Física - UNIFOA
Autora dos livros: Oficina da Brincadeira e Continuando a Brincadeira - editora SPRINT/RJ


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Brincar é muito bom! Brincar é muito bom! Reviewed by Dani Souto EF on 09:15 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais