Propostas metadológicas para o Esporte Escolar







As reflexões apontam para um nível de compreensão do esporte a partir da perspectiva histórico-crítica, onde a busca dos gestos esportivos performáticos não sejam o essencial na nossa ação educativa. Um elemento tão rico em significados, não deveria ser colocado em um plano tão reduzido.

No cotidiano das aulas de educação física, é perceptível uma prática reprodutora do esporte de rendimento que é vivenciado na mídia televisiva: esgota-se em cada aula para ser, na próxima, mais uma vez reproduzida, sempre com um fim si mesma. E é no sentido de superação dessa realidade, que se propõem alguns temas na intenção de subsidiar as aulas.

As propostas que serão apresentadas aqui, foram estabelecidas a partir de discussões com alguns colegas da área, em cursos que tive a oportunidade de ministrar e no cotidiano escolar:

Permitir a exploração de gestos e movimentos diversos na resolução de problemas apresentados pelo professor. 

Exemplo: 

1- O que é arremesso? 

2- Quais os tipos de arremessos que podem ser feitos? 

3- Existem outras formas de arremessar? 

4- Em que outras situações do cotidiano utilizamos o arremesso?;


Partindo do esporte já normatizado, perguntar: 

1- Todos podem fazer parte desse esporte? 

2- O que impossibilita a participação de todos? 

3 - Podemos mudar as regras?;

Dentro da perspectiva de que os alunos trazem consigo histórias próprias de movimentos esportivos, permitir que eles proponham a sua forma de utilização;

Abordar os fenômenos esportivos e as questões mais amplas que envolvem o esporte, tais como: a violência das torcidas organizadas, o papel dessas torcidas no espetáculo esportivo, a "charanga", as músicas cantadas, os subornos, o doping , a discriminação racial entre outros em forma de seminários, envolvendo toda a escola;

Abordar as mudanças que o esporte sofreu ao longo do tempo. Se possível, vivenciar essas mudanças;

Experimentar a vivência de diferentes materiais em atividades semelhantes, observando e discutindo as dificuldades sentidas pelo grupo;

Elaborar seminários, através de pesquisas sobre diversos temas relativos ao esporte;

Desenvolver painéis alusivos ao tema que estiver sendo trabalhado em aula, espalhando pela escola;

Desenvolver olimpíadas inter-salas e/ou escolares onde os alunos participem na estruturação das mesmas, inclusive nas modificações das regras dos jogos onde a tônica deverá ser a participação de todos.

Fonte



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Propostas metadológicas para o Esporte Escolar Propostas metadológicas para o Esporte Escolar Reviewed by Dani Souto on 12:28 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais