Escolas deverão ter quadras cobertas

A comprovação da existência de área coberta, destinada à prática de Educação Física, esportes e recreação, passará a ser obrigatória para o credenciamento de escolas de educação básica. Assim determina o Projeto de Lei do Senado (PLS) 395/08, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), aprovado no dia 12 de maio deste ano, em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Ao celebrar a aprovação da proposta, Fátima salientou que "a Educação Física é uma matéria obrigatória e a sua sala de aula é a quadra esportiva, que muitas escolas não têm".

Para o professor de Educação Física e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura, essa foi mais uma vitória conquistada pelos profissionais da área da saúde, que dedicam seu tempo e esforço para criar aulas que possam melhorar o comportamento motor das crianças. "Os profissionais de Educação Física e nossas crianças ficam expostos a possibilidade de contrair doenças por exposição ao sol e, felizmente, nosso senado deliberou sobre o assunto", ressalta.

No estado de Mato Grosso do Sul, por exemplo, muitas escolas estaduais já têm suas quadras cobertas. No início do ano, o governador André Puccinelli disse estudar a possibilidade de, até 2010, todas as escolas estaduais contarem com quadras cobertas.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação