Curta e Siga em Rede Sociais

Estudo associa obesidade infantil ao desenvolvimento de asma





Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Kansas, nos Estados Unidos, descobriu uma relação entre a obesidade infantil e a asma. De acordo com a pesquisadora Sara Rosenkranz, nos testes, crianças saudáveis com altos níveis de gordura corporal e menores níveis de atividades físicas tinham maior estreitamento das vias aéreas após a prática de exercícios.

“Crianças que têm sobrepeso e são inativas tiveram uma resposta negativa a testes-desafios de exercícios, o que pode contribuir para o aumento que temos visto nas últimas décadas na prevalência de asma assim como na prevalência de obesidade”, explicou a especialista.

Avaliando 40 crianças saudáveis com idades entre oito e dez anos, que não apresentavam histórico de doença aguda ou crônica e nem usavam medicamentos, os pesquisadores descobriram que quanto mais gordura corporal e maior o sedentarismo, mais propensas eram as crianças a apresentarem sintomas similares ao da asma após os exercícios.

Além disso, os testes mostraram que algumas dessas crianças poderiam ser classificadas como tendo asma induzida por exercícios. E esses atividades físicas poderiam, inclusive, induzir um ataque de asma em pessoas obesas que nunca sofreram de asma em outras circunstâncias.

Fonte: Kansas State University
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: