O Futsal como prática esportiva no meio escolar

A Educação Física brasileira passou por inúmeras mudanças até os dias de hoje. Mas apesar de todas as suas concepções, o desporto é algo que faz parte integral desta educação física. Uma educação física atual, que não busca somente estados físicos, mas sociais, cognitivos, motores e psicológicos.

Sabemos que a educação física brasileira está longe de ser um modelo de seriedade e eficiência mundial, mas a cada ano que passa, surgem novas conquistas.

Hoje sofre influências não só dos profissionais da área mas, de sociólogos, políticos e pedagogos. Surgiram vertentes tecnicistas, esportivistas,  biologicistas etc.,, todas em prol de uma educação física mais integralista e mais abrangente.

A educação física em unanimidade, é uma área de conhecimento da cultura do corpo e do movimento, possui como função, a introdução do aluno nesta cultura, reproduzindo-a, transformando-a, e usufruindo de todas as vertentes que ela possa conceber. Tendo como resultado final a formação integral do jovem, bem como uma melhoria na sua qualidade de vida.

Para tanto a prática do desporto nas aulas de educação física, se tornou essencial, até como instrumentos de modificações e complementação da formação.

Dentre as várias atividades presentes na aula de educação física, uma se destaca pela preferência unânime de todos, o Futsal.

Como já foi colocado, a história do futsal, está ligada à educação física. Surgiu por uma questão de necessidade física, histórica e social. Nem todas as escolas possuem campos de futebol,  ou grande áreas de lazer para a prática de outras atividades, mas possuem , ao menos, uma pequena quadra esportiva.

O futsal devido a estas facilidades e a uma identidade com o popular, tornou-se um fenômeno dentre as atividades escolares e extra-escolares. É um esporte que se assemelha com o futebol, mas diferente, pelo diminuto espaço e pela pouca necessidade de material,  e  que requer do praticante, o uso de todas as suas funções psicomotoras vindo de encontro as necessidades e anseios da comunidade discente.

Segundo pesquisa realizado no Distrito Federal, o futsal é o desporto que apresenta o maior número de equipes e de atletas, participantes dos jogos escolares em todas as suas categorias, inclusive com um grande crescimento na área feminina. Isto quer dizer que, dentre todas as modalidades que são praticadas, quer seja nas aulas de educação física, quer seja em escolinhas de treinamento, o futsal é o esporte que desperta maior interesse por parte dos alunos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos de educação física, devem constar atividades práticas da cultura corporal do movimento, que têm presença marcante na sociedade brasileira. Considera também, que os conteúdos da área contemplem as demandas sociais.

O futsal vem de encontro a essa vertente, uma vez que atende todas as demandas da sociedade e as exigências do estatuto curricular. Por  esta ocasião, e por exemplos citados, é que o futsal é presença marcante e essencial nos currículos de todas as escolas do Brasil.

Autor: Prof. Fábio Antônio T. de Melo.