GINCANA: SINÔNIMO DE DIVERSÃO E APRENDIZAGEM







No início do ano letivo, temos a preocupação de integrar os nossos alunos e fazer com que os novos sejam incorporados à turma. Para isso, existem várias atividades interessantes. Uma delas é a gincana, que pode ser feita nos primeiros dias de aula e faz muito sucesso entre a garotada.

PREPARANDO A GINCANA
Depois de apresentar e explicar a atividade, temos de dividir a turma em equipes com um número mais ou menos equivalente de participantes, tentando observar uma distribuição equilibrada de forças.
Na gincana, é bom ter vários tipos de provas (tarefas):
Esportivas: para demonstrar habilidades esportivas e atléticas. Ex.: jogos de voleibol, futebol misto, corrida de revezamento, tiro ao alvo, corrida de saco, etc.
Culturais: os alunos terão de provar o seu conhecimento sobre esportes ou assuntos gerais.
Artísticas: as equipes terão de demonstrar sua desenvoltura e criatividade. Exemplo: determina-se uma tarefa, como imitar algum grupo de axé, pagode ou apresentador(a) de televisão, e alguns integrantes de cada equipe terão de realizar a performance diante de toda a turma. A apresentação é livre e o júri escolherá a melhor. Outro exemplo é pedir que as equipes façam trabalhos manuais com barro, madeira e outros materiais.
Caça ao Tesouro: nesta prova um objeto será escondido em algum local da escola, e as equipes terão de descobrir e decifrar pistas para encontrá-lo. Pode-se envolver alguns funcionários da escola na brincadeira, deixando, por exemplo, uma pista com uma das zeladoras ou outro funcionário.

Cada prova terá uma pontuação distinta. É interessante dar pontos para todas as equipes, de acordo com a classificação. Assim, as que não estiverem bem classificadas não perderão o estímulo e a disputa se tornará mais acirrada.

ENVOLVENDO A COMUNIDADE

Podemos organizar uma gincana para toda a comunidade, e não somente para a nossa turma. Algumas escolas já fazem isso. Nessas gincanas, além das provas citadas, são incluídas outras. Veja alguns exemplos:
Beneficentes: envolve a arrecadação de materiais que posteriormente serão distribuídos para entidades beneficentes. Cada objeto dá direito a determinado número de pontos. A equipe que obtiver a maior pontuação ganha a prova.
Externas: são assim chamadas porque as provas acontecem fora dos limites da escola. Exemplo de prova externa: trazer um esportista famoso da cidade (para a elaboração dessa prova, o que vale é a criatividade da comissão organizadora).

Atenção! Quando for fazer uma gincana desse porte, não se esqueça de elaborar um regulamento que proteja todos os participantes e evite que uma diversão torne-se uma disputa agressiva e perigosa.

TODOS PODEM CRIAR A SUA GINCANA

A gincana não é uma exclusividade das aulas de Educação Física. Ela pode ser utilizada para todas as outras matérias. Basta somente adaptar as provas às suas necessidades e divertir-se muito com seus alunos.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


GINCANA: SINÔNIMO DE DIVERSÃO E APRENDIZAGEM GINCANA: SINÔNIMO DE DIVERSÃO E APRENDIZAGEM Reviewed by Dani Souto on 10:19 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais