GINCANA: SINÔNIMO DE DIVERSÃO E APRENDIZAGEM

No início do ano letivo, temos a preocupação de integrar os nossos alunos e fazer com que os novos sejam incorporados à turma. Para isso, existem várias atividades interessantes. Uma delas é a gincana, que pode ser feita nos primeiros dias de aula e faz muito sucesso entre a garotada.

PREPARANDO A GINCANA
Depois de apresentar e explicar a atividade, temos de dividir a turma em equipes com um número mais ou menos equivalente de participantes, tentando observar uma distribuição equilibrada de forças.
Na gincana, é bom ter vários tipos de provas (tarefas):
Esportivas: para demonstrar habilidades esportivas e atléticas. Ex.: jogos de voleibol, futebol misto, corrida de revezamento, tiro ao alvo, corrida de saco, etc.
Culturais: os alunos terão de provar o seu conhecimento sobre esportes ou assuntos gerais.
Artísticas: as equipes terão de demonstrar sua desenvoltura e criatividade. Exemplo: determina-se uma tarefa, como imitar algum grupo de axé, pagode ou apresentador(a) de televisão, e alguns integrantes de cada equipe terão de realizar a performance diante de toda a turma. A apresentação é livre e o júri escolherá a melhor. Outro exemplo é pedir que as equipes façam trabalhos manuais com barro, madeira e outros materiais.
Caça ao Tesouro: nesta prova um objeto será escondido em algum local da escola, e as equipes terão de descobrir e decifrar pistas para encontrá-lo. Pode-se envolver alguns funcionários da escola na brincadeira, deixando, por exemplo, uma pista com uma das zeladoras ou outro funcionário.

Cada prova terá uma pontuação distinta. É interessante dar pontos para todas as equipes, de acordo com a classificação. Assim, as que não estiverem bem classificadas não perderão o estímulo e a disputa se tornará mais acirrada.

ENVOLVENDO A COMUNIDADE

Podemos organizar uma gincana para toda a comunidade, e não somente para a nossa turma. Algumas escolas já fazem isso. Nessas gincanas, além das provas citadas, são incluídas outras. Veja alguns exemplos:
Beneficentes: envolve a arrecadação de materiais que posteriormente serão distribuídos para entidades beneficentes. Cada objeto dá direito a determinado número de pontos. A equipe que obtiver a maior pontuação ganha a prova.
Externas: são assim chamadas porque as provas acontecem fora dos limites da escola. Exemplo de prova externa: trazer um esportista famoso da cidade (para a elaboração dessa prova, o que vale é a criatividade da comissão organizadora).

Atenção! Quando for fazer uma gincana desse porte, não se esqueça de elaborar um regulamento que proteja todos os participantes e evite que uma diversão torne-se uma disputa agressiva e perigosa.

TODOS PODEM CRIAR A SUA GINCANA

A gincana não é uma exclusividade das aulas de Educação Física. Ela pode ser utilizada para todas as outras matérias. Basta somente adaptar as provas às suas necessidades e divertir-se muito com seus alunos.