Desenvolvimento Psicomotor







Etapas do desenvoolvimento psicomotor
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA

Padrão motor: é uma série de movimentos inter-relacionados, para alcançar um objetivoOcorre em 3 fases: preparatória, ação e contínua

Os elementos do movimento são 4:

1 - tempo; 2 - peso; 3 - espaço; 4 - forma.

Fatores que afetam as respostas motoras:

-conhecimento do espaço

-qualidade da força

-e seu inter-relacionamento

Estágios do desenvolvimento motor e estágios de aprendizagem

Para a criança estar pronta para movimentos perceptivos motores e voluntários é necessário seguir o desenvolvimento dos movimentos básicos, que são fundamentais como pré-requisitos.

Movimento voluntário
( 2 a 6 anos – saindo do corpo vivido entrando no corpo percebido)

Os movimentos reflexos são involuntários. São elementos fundamentais para o desenvolvimento motor

Movimentos reflexos são executados sem o pensamento consciente em resposta a um estímulo. O desenvolvimento básico dos reflexos baseia-se em: posturais, segmentares e de preensão.

-equilibrar-se num pé só

-andar sobre uma linha em diferentes curvas e formas

-hiperestender o corpo em vários níveis e direções

-transportar objetos na cabeça

- correr para perto e para longe de objetos em movimento

Movimentos básicos

Essa é a fase mais crítica para que o desenvolvimento motor seja correto. Normalmente a criança desenvolve pela prática

Podem ser:

-locomotores :- rastejar, andar saltar, pendurar, rastejar

-não locomotores: puxar, empurrar, virar, curvar

-manipulativos : Em sala de aula ( preensão, cópia, etc)

1-perceptivo motor: Baseai-se nos estágios anteriores, acrescentando outra dimensão: a percepção que antecede a resposta motora. A criança interpreta antes de responder a um movimento.Importantíssimo para o desenvolvimento da inteligência

2-habilidades físicas: Estas determinam aadequação ao movimento. A criança muito nova não tem essa adequação.Adquire essas habilidades na fase do corpo percebido ( 5-6 anos). Essas habilidades são relativas ao esporte e à dança. Em habilidades mais complexas as crianças nessa idade ainda não têm maturidade total

3-movimentos criativos:

É a resposta ao "movimento" através da comunicação. Aqui ocorre o desenvolvimento motor expressivo e interpretativo. Estímulos do ambiente são motivadores nessa faixa de idade

São desenvolvidos também em classe ( artes visuais- música)

Estágios de aprendizagem
1-Imitação: a criança observa e executa uma imitação do que está vendo ( ação)

Esse movimento é carente de coordenação ( ou controle muscular)- é uma forma imatura e imperfeita. Ocorre com crianças até 3 anos.

2-Manipulação:

A criança desempenha a ação de acordo com orientações dadas; não se baseia somente na observação

3-Conceituação:

Nessa fase a criança alcança exatidão, equilíbrio e outras habilidades de precisão podem ser alcançadas ( na pré-escola )

4-Discriminação:

Coordenação de uma série de ações com seqüência adequada.

Começam a surgir as habilidades motoras rítmicas e a complexa coordenação óculo-motora

-baterna bola de soprar com as mãos abertas procurando mantê-la no ar

-Arremessar uma bola de meia ou pequenos sacos de areia num balde ou caixa com abertura de tamanho igual ao da bola

-Em sala de aula: encaixar pinos de madeira- jogar bilboquê, etc

5-Naturalidade:

Atinge o desempenho mais alto de capacidade e a ação quase não requer energia psíquica ( pensamento). As respostas são automáticas e espontâneas

Ex: andar é uma ação motora que se desenvolve na criança até o nível de maturidade

Movimentos e atividades de dança
A execução das atividades motoras grossas ocorre paralelamente ao desenvolvimento integral da criança.

Para estimular o auto- conceito: movimentos com conhecimento das partes do corpo e do que o corpo pode executar

Imagem corporal ( melhorar o auto-conceito)

-esconder partes do corpo ( nariz, orelha, etc)

-mover braços, cabeça, pernas e pé de maneira ritmada

-colocar objeto sobre diferentes partes do corpo

-transmitir mensagem usando as diferentes partes do corpo

-desenhar partes do corpo num papel ( em classe )

-mover parte do corpo em determinada direção

-tocar diferentes partes do corpo com os olhos fechados

-Brincadeiras, como: "o macaco disse"- o professor dá os comandos

- espelhar-se num parceiro imitando seus movimentos

Coordenação
Falhas na coordenação motora podem ser causadas pela deficiência de movimentos desde o período de amamentação até a 1ª infância

Andar( explorar diversas maneiras de andar, correr saltar)

-andar de lado

-andar com artelhos para fora e calcanhares unidos

-correr com as mãos sobre a cabeça

-correr com as mãos no quadris

correr com as mão presas às costas

-correr na ponta dos pés

-saltitar nos dois pés

-saltitar num pé só

-saltar para frente

-saltar para trás

-saltitar para o lado direito, para o esquerdo

Empurrar e puxar
-cabo de guerra- dois a dois usando corda curta

-cobra: deitar em decúbito dorsal, braços estendidos sobre a cabeça, deslizar o corpo no solo, inclinando o quadril na linha da cintura, para a esquerda e para a direita

-peixe: em decúbito dorsal, no solo, executar movimentos de nadar

-urso- andar em quatro apoios, movimentando ao mesmo tempo, braço esquerdo, perna esquerda, braço direito, perna direita

Atividades de equilíbrio

( amplia a capacidade de concentração da criança)

-subir escada, elevando o joelho omais alto possível

-passo de elefante: inclinada para a frente na altura da cintura, deixar os braços e mão soltos imitando o elefante. (propor outras imitações)

-andar de joelhos: a criança anda ajoelhada com as mãos no ar

-passo de pato: com as mãos seguras nas costas, em forma de cauda, andar inclinada ou agachada para a frente ou qualquer outra variação

-pulo do coelho: saltitar para a frente sobre dois pés e apoio com as mãos no solo

Atividades de Conscientização do Corpo
A criança necessita de atividade que envolvam os dois lados do corpo, para se obter o máximo de eficiência nos movimentos.

-deitada em decúbito dorsal, com os pés elevados do solo, executar círculos

-deitada em decúbito dorsal, braços estendidos ao longo do corpo, deslizar os -dois braços ao mesmo tempo até tocar a cabeça com as mãos.

-Deitada em decúbito dorsal, braços estendidos ao longo do corpo, deslizar o ---braço esquerdo para cima e perna esquerda para cima, perna direita para fora

-Deitar no solo, com os olhos fechados e tocar as partes do corpo que forem citadas

Atividades de consciência espacial
Usar a imaginação da criança. Não dar exemplo.

-Pedir à criança :

-Ser uma árvore

-Procurar ser mais alta que possa

-Procurar ser menor que possa

-Apontar a uma parede. Tocar e voltar

-Apontar uma parede. Correr até ela e voltar

-Sem sair do lugar, mover os pés rapidamente

O MOVIMENTO USADO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS
Muitos conceitos podem ser aprendidos através de atividades motoras.O conhecimento pode ser alcançado pelo reforço no domínio psicomotor.

O conhecimento exige: percepção, concentração e a prática.

Matemática: podem ser usadas atividades manipulatórias, usando saquinhos de areia, móbiles geométricos e outros tipos de material.

Esse material dever ser com números, símbolos e figuras geométricas. Ex: fazer uma construção com figuras geométricas de cores diferentes, marcadas com letras e números ( em classe)

APRENDIZAGEM PERCEPTIVO-MOTORA
Input- é a interpretação ( no cérebro) da informação recebida ( inteligência)

Output- é a resposta como resultado da interpretação ( motora)

A resposta perceptivo-motora passa por 4 fases:

1-discriminação e fornecimento de informação (input)

2-assimilação com experiências passadas (cerebral- inteligência)

3-movimento intencional de uma resposta motora ( output)

Objetivos das atividades perceptivo-motoras

A percepção surge a partir de experiências com os sentidos. Por isso quanto maior o número de experiências, mais rico é o desenvolvimento dessas percepções

Retirado de: http://www.webartigos.com/articles/14672/1/desenvolvimento-psicomotor/pagina1.html

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Desenvolvimento Psicomotor Desenvolvimento Psicomotor Reviewed by Dani Souto on 19:08 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais