Etapas do desenvoolvimento psicomotor
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA
Padrão motor: é uma série de movimentos inter-relacionados, para alcançar um objetivoOcorre em 3 fases: preparatória, ação e contínua
Os elementos do movimento são 4:
1 - tempo; 2 - peso; 3 - espaço; 4 - forma.
Fatores que afetam as respostas motoras:
-conhecimento do espaço
-qualidade da força
-e seu inter-relacionamento
Estágios do desenvolvimento motor e estágios de aprendizagem
Para a criança estar pronta para movimentos perceptivos motores e voluntários é necessário seguir o desenvolvimento dos movimentos básicos, que são fundamentais como pré-requisitos.
Movimento voluntário
( 2 a 6 anos – saindo do corpo vivido entrando no corpo percebido)
Os movimentos reflexos são involuntários. São elementos fundamentais para o desenvolvimento motor
Movimentos reflexos são executados sem o pensamento consciente em resposta a um estímulo. O desenvolvimento básico dos reflexos baseia-se em: posturais, segmentares e de preensão.
-equilibrar-se num pé só
-andar sobre uma linha em diferentes curvas e formas
-hiperestender o corpo em vários níveis e direções
-transportar objetos na cabeça
- correr para perto e para longe de objetos em movimento
Movimentos básicos
Essa é a fase mais crítica para que o desenvolvimento motor seja correto. Normalmente a criança desenvolve pela prática
Podem ser:
-locomotores :- rastejar, andar saltar, pendurar, rastejar
-não locomotores: puxar, empurrar, virar, curvar
-manipulativos : Em sala de aula ( preensão, cópia, etc)
1-perceptivo motor: Baseai-se nos estágios anteriores, acrescentando outra dimensão: a percepção que antecede a resposta motora. A criança interpreta antes de responder a um movimento.Importantíssimo para o desenvolvimento da inteligência
2-habilidades físicas: Estas determinam aadequação ao movimento. A criança muito nova não tem essa adequação.Adquire essas habilidades na fase do corpo percebido ( 5-6 anos). Essas habilidades são relativas ao esporte e à dança. Em habilidades mais complexas as crianças nessa idade ainda não têm maturidade total
3-movimentos criativos:
É a resposta ao "movimento" através da comunicação. Aqui ocorre o desenvolvimento motor expressivo e interpretativo. Estímulos do ambiente são motivadores nessa faixa de idade
São desenvolvidos também em classe ( artes visuais- música)
Estágios de aprendizagem
1-Imitação: a criança observa e executa uma imitação do que está vendo ( ação)
Esse movimento é carente de coordenação ( ou controle muscular)- é uma forma imatura e imperfeita. Ocorre com crianças até 3 anos.
2-Manipulação:
A criança desempenha a ação de acordo com orientações dadas; não se baseia somente na observação
3-Conceituação:
Nessa fase a criança alcança exatidão, equilíbrio e outras habilidades de precisão podem ser alcançadas ( na pré-escola )
4-Discriminação:
Coordenação de uma série de ações com seqüência adequada.
Começam a surgir as habilidades motoras rítmicas e a complexa coordenação óculo-motora
-baterna bola de soprar com as mãos abertas procurando mantê-la no ar
-Arremessar uma bola de meia ou pequenos sacos de areia num balde ou caixa com abertura de tamanho igual ao da bola
-Em sala de aula: encaixar pinos de madeira- jogar bilboquê, etc
5-Naturalidade:
Atinge o desempenho mais alto de capacidade e a ação quase não requer energia psíquica ( pensamento). As respostas são automáticas e espontâneas
Ex: andar é uma ação motora que se desenvolve na criança até o nível de maturidade
Movimentos e atividades de dança
A execução das atividades motoras grossas ocorre paralelamente ao desenvolvimento integral da criança.
Para estimular o auto- conceito: movimentos com conhecimento das partes do corpo e do que o corpo pode executar
Imagem corporal ( melhorar o auto-conceito)
-esconder partes do corpo ( nariz, orelha, etc)
-mover braços, cabeça, pernas e pé de maneira ritmada
-colocar objeto sobre diferentes partes do corpo
-transmitir mensagem usando as diferentes partes do corpo
-desenhar partes do corpo num papel ( em classe )
-mover parte do corpo em determinada direção
-tocar diferentes partes do corpo com os olhos fechados
-Brincadeiras, como: "o macaco disse"- o professor dá os comandos
- espelhar-se num parceiro imitando seus movimentos
Coordenação
Falhas na coordenação motora podem ser causadas pela deficiência de movimentos desde o período de amamentação até a 1ª infância
Andar( explorar diversas maneiras de andar, correr saltar)
-andar de lado
-andar com artelhos para fora e calcanhares unidos
-correr com as mãos sobre a cabeça
-correr com as mãos no quadris
correr com as mão presas às costas
-correr na ponta dos pés
-saltitar nos dois pés
-saltitar num pé só
-saltar para frente
-saltar para trás
-saltitar para o lado direito, para o esquerdo
Empurrar e puxar
-cabo de guerra- dois a dois usando corda curta
-cobra: deitar em decúbito dorsal, braços estendidos sobre a cabeça, deslizar o corpo no solo, inclinando o quadril na linha da cintura, para a esquerda e para a direita
-peixe: em decúbito dorsal, no solo, executar movimentos de nadar
-urso- andar em quatro apoios, movimentando ao mesmo tempo, braço esquerdo, perna esquerda, braço direito, perna direita
Atividades de equilíbrio
( amplia a capacidade de concentração da criança)
-subir escada, elevando o joelho omais alto possível
-passo de elefante: inclinada para a frente na altura da cintura, deixar os braços e mão soltos imitando o elefante. (propor outras imitações)
-andar de joelhos: a criança anda ajoelhada com as mãos no ar
-passo de pato: com as mãos seguras nas costas, em forma de cauda, andar inclinada ou agachada para a frente ou qualquer outra variação
-pulo do coelho: saltitar para a frente sobre dois pés e apoio com as mãos no solo
Atividades de Conscientização do Corpo
A criança necessita de atividade que envolvam os dois lados do corpo, para se obter o máximo de eficiência nos movimentos.
-deitada em decúbito dorsal, com os pés elevados do solo, executar círculos
-deitada em decúbito dorsal, braços estendidos ao longo do corpo, deslizar os -dois braços ao mesmo tempo até tocar a cabeça com as mãos.
-Deitada em decúbito dorsal, braços estendidos ao longo do corpo, deslizar o ---braço esquerdo para cima e perna esquerda para cima, perna direita para fora
-Deitar no solo, com os olhos fechados e tocar as partes do corpo que forem citadas
Atividades de consciência espacial
Usar a imaginação da criança. Não dar exemplo.
-Pedir à criança :
-Ser uma árvore
-Procurar ser mais alta que possa
-Procurar ser menor que possa
-Apontar a uma parede. Tocar e voltar
-Apontar uma parede. Correr até ela e voltar
-Sem sair do lugar, mover os pés rapidamente
O MOVIMENTO USADO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS
Muitos conceitos podem ser aprendidos através de atividades motoras.O conhecimento pode ser alcançado pelo reforço no domínio psicomotor.
O conhecimento exige: percepção, concentração e a prática.
Matemática: podem ser usadas atividades manipulatórias, usando saquinhos de areia, móbiles geométricos e outros tipos de material.
Esse material dever ser com números, símbolos e figuras geométricas. Ex: fazer uma construção com figuras geométricas de cores diferentes, marcadas com letras e números ( em classe)
APRENDIZAGEM PERCEPTIVO-MOTORA
Input- é a interpretação ( no cérebro) da informação recebida ( inteligência)
Output- é a resposta como resultado da interpretação ( motora)
A resposta perceptivo-motora passa por 4 fases:
1-discriminação e fornecimento de informação (input)
2-assimilação com experiências passadas (cerebral- inteligência)
3-movimento intencional de uma resposta motora ( output)
Objetivos das atividades perceptivo-motoras
A percepção surge a partir de experiências com os sentidos. Por isso quanto maior o número de experiências, mais rico é o desenvolvimento dessas percepções
Retirado de: http://www.webartigos.com/articles/14672/1/desenvolvimento-psicomotor/pagina1.html
Você não pode perder:
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir
Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio