Brinquedoteca estimula criatividade das crianças








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Brinquedoteca estimula criatividade das crianças. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!


Com o objetivo de aliar o tripé acadêmico do ensino, pesquisa e extensão, com uma prática socioeducativa para crianças e adolescentes, o curso de Educação Física, da Universidade Estadual do Pará (Uepa), apostou em um método divertido: a Brinquedoteca Joana D'arc. Existente desde 2003, no campus III da Universidade, a iniciativa já atendeu uma média de 18 mil pessoas, entre meninos e meninas com idade entre seis e 17 anos, além de adultos e idosos.

Pintura, produção de brinquedos com materiais reciclados, expressão corporal por meio de som, dança e desenvolvimento sensitivo e motor, além de exercícios de leitura e teatro de fantoches, estão entre as atividades desenvolvidas no local para estimular a criatividade e a expressividade das crianças. O espaço conta com a parceria do Serviço Social do Comércio do Pará (Sesc-PA) e da Organização Não Governamental (ONG) Rádio Margarida.

Uma média de 600 crianças e adolescentes visitam o local mensalmente. A coordenadora do espaço, Márcia Bandeira, afirma que o lugar é uma iniciativa que permite que crianças e adolescentes se sintam livres para aprender brincando, sem nenhuma forma de cobrança ou obrigação.

A brinquedoteca conta com a presença de pedagogas, educadoras e universitários voluntários dos cursos de Design, Educação Física e Pedagogia de diferentes faculdades de Belém. Segundo a pedagoga da brinquedoteca, Andrea Silva, os voluntários recebem capacitação para atuarem com as crianças.

Na maioria das vezes, as crianças que frequentam o lugar fazem parte dos cursos livres existentes na Universidade, como os de dança, natação e de práticas esportivas, que oferecem serviços à comunidade a preços baixos.

Com uma média de permanência no local entre 30 e 40 minutos, as crianças aproveitam para passear entre os quatro ambientes existentes no espaço, como as salas de artes plásticas, expressão do corpo, jogos e de artes cênicas. "Nosso público curte cada cantinho da brinquedoteca. O legal disso tudo é que eles visitam o espaço porque gostam e se sentem bem", afirma. (Agência Unama)




EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Professor (a), você não pode perder:

200 atividades em vídeo para Educação Física Escolar
Oferta secreta - 50% de desconto: 800 atividades esportivas para escola
Não sofra pra fazer planejamento de suas aulas Entre no Grupo de Whastapp


Brinquedoteca estimula criatividade das crianças Brinquedoteca estimula criatividade das crianças Reviewed by Dani Souto on 09:42 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais