Educação Física Escolar e a inclusão social: novas perspectivas para a Educação

Este trabalho discute a Educação Física praticada na escola, partindo de uma análise de sua origem na Europa do final do século XVIII e início do século XIX, onde surgiu com o nome de Ginástica e, retrata seu percurso histórico ao longo dos séculos aqui no Brasil. Salienta ainda, as influências e tendências sofridas por essa disciplina em nosso país, o que pode ter causado à Educação Física uma crise de identidade, desvalorização de sua prática e importância no processo de ensino e aprendizagem do aluno para sua formação plena como cidadão crítico e consciente. Essa retrospectiva do processo histórico da Educação Física Escolar Brasileira visa compreender seu momento atual nas escolas, a fim de melhorar sua prática educacional, mostrando alternativas para aulas dinâmicas e inclusivas. Dessa forma a Educação Física será respeitada e valorizada no contexto escolar. GESIEL MARTINS  RENATO VALONY FERREIRA PINTO (ORIENTADOR)

Clique aqui para o download