Curta e Siga em Rede Sociais

Educação Física Escolar tem núcleo de estudos na Unesp de Rio Claro






Criado na década de 1990, o Núcleo de Estudos em Educação Física Escolar do Instituto de Biociências da Unesp, campus de Rio Claro, tem o objetivo de analisar e propor alternativas para o ensino da Educação Física escolar, a partir da discussão e produção de conhecimento interdisciplinar.

Entre as linhas de pesquisa que o grupo envolve estão Educação Física e Cidadania; Educação Física e os Temas Transversais; Formação Profissional na Perspectiva do Currículo Reflexivo; Educação Física no Ensino Fundamental; Educação Física no Ensino Médio; Educação Física e as Dimensões Conceituais, Procedimentais e Atitudinais; Parâmetros Curriculares em Ação; A Sistematização dos Conteúdos de Educação Física; A Educação Física enquanto linguagem e Multiculturalismo

Durante o ano de 2005, o grupo participou do IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, do X Simpósio Paulista de Educação Física ? Unesp ? Rio Claro e do VIII Seminário de Educação Física Escolar da USP.

Nesse ano ainda, alguns alunos do grupo estão participaram de um projeto de um livro de didática da Educação Física escolar. O grupo está desenvolvendo um trabalho que irá elaborar a sistematização de temas e sub-temas que julgamos relevantes para a Educação Física escolar: futebol, basquetebol, voleibol, handebol, jogos e brincadeiras, capoeira, PCA, atividades rítmicas e expressivas, ginástica, saúde, atividades de aventura, lutas, atletismo, atividades aquáticas.

Atualmente estão em desenvolvimento no grupo os trabalhos de Elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa; Promoção de Eventos; Prestação de serviços e assessoria na formulação e implementação de propostas de Educação Física e Reuniões periódicas ente os seus membros.

Com o encerramento do curso de especialização Lato Sensu em Educação Física Escolar, oferecido pela UNESP/Rio Claro no ano de 1996/97, um grupo de professores (então alunos do curso), preocupados com a perda de um espaço onde eram realizadas discussões, debates e propostas sobre novos horizontes para a Educação Física escolar, em conjunto com a professora Suraya C. Darido (docente do IB e do curso de especialização até então existente) decidiram ampliar os debates e angústias com relação à Educação Física na escola.

Nascia então, naquele momento, o Núcleo de Estudos em Educação Física Escolar. Os encontros se tornaram quinzenais e logo na primeira reunião nosso grupo se ampliava para além de alguns alunos do curso de especialização, envolvendo docentes de outras Instituições de Ensino Superior, como: UFSCar e UNICASTELO.

Nessa trajetória de discussões, leituras de textos, propostas e preocupações surge o primeiro trabalho científico coletivo, publicado no IV Seminário de Educação Física Escolar, na USP. A pesquisa discutia as questões referentes à Educação Física no ensino médio.

Em 1998 o grupo enfrentou um momento de instabilidade em função da diminuição da participação dos integrantes, entretanto, apesar dessa redução o grupo não parou, continuando suas leituras e propostas.

No ano seguinte, inaugurando uma nova fase, o grupo se reestrutura com novos integrantes. O antigo nome Núcleo de Estudos em Educação Física Escolar ganha atenção, passando a exigir, uma nova nomenclatura que identificasse com mais propriedade as idéias e interesses do grupo.

A partir dessas considerações, surgia o Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Tal mudança trouxe ao grupo expectativas renovadas e mais motivação.

Em 2003 o grupo LETPEF lançou raízes, dando origem em 2003 a um sub-grupo com mestrandos, graduados, especialistas e professores que passaram a se reunir semanal e posteriormente quinzenalmente na Unesp.

Fonte: Unesp


EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: