Educação Física Escolar tem núcleo de estudos na Unesp de Rio Claro








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Educação Física Escolar tem núcleo de estudos na Unesp de Rio Claro. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!


Criado na década de 1990, o Núcleo de Estudos em Educação Física Escolar do Instituto de Biociências da Unesp, campus de Rio Claro, tem o objetivo de analisar e propor alternativas para o ensino da Educação Física escolar, a partir da discussão e produção de conhecimento interdisciplinar.

Entre as linhas de pesquisa que o grupo envolve estão Educação Física e Cidadania; Educação Física e os Temas Transversais; Formação Profissional na Perspectiva do Currículo Reflexivo; Educação Física no Ensino Fundamental; Educação Física no Ensino Médio; Educação Física e as Dimensões Conceituais, Procedimentais e Atitudinais; Parâmetros Curriculares em Ação; A Sistematização dos Conteúdos de Educação Física; A Educação Física enquanto linguagem e Multiculturalismo

Durante o ano de 2005, o grupo participou do IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, do X Simpósio Paulista de Educação Física ? Unesp ? Rio Claro e do VIII Seminário de Educação Física Escolar da USP.

Nesse ano ainda, alguns alunos do grupo estão participaram de um projeto de um livro de didática da Educação Física escolar. O grupo está desenvolvendo um trabalho que irá elaborar a sistematização de temas e sub-temas que julgamos relevantes para a Educação Física escolar: futebol, basquetebol, voleibol, handebol, jogos e brincadeiras, capoeira, PCA, atividades rítmicas e expressivas, ginástica, saúde, atividades de aventura, lutas, atletismo, atividades aquáticas.

Atualmente estão em desenvolvimento no grupo os trabalhos de Elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa; Promoção de Eventos; Prestação de serviços e assessoria na formulação e implementação de propostas de Educação Física e Reuniões periódicas ente os seus membros.

Com o encerramento do curso de especialização Lato Sensu em Educação Física Escolar, oferecido pela UNESP/Rio Claro no ano de 1996/97, um grupo de professores (então alunos do curso), preocupados com a perda de um espaço onde eram realizadas discussões, debates e propostas sobre novos horizontes para a Educação Física escolar, em conjunto com a professora Suraya C. Darido (docente do IB e do curso de especialização até então existente) decidiram ampliar os debates e angústias com relação à Educação Física na escola.

Nascia então, naquele momento, o Núcleo de Estudos em Educação Física Escolar. Os encontros se tornaram quinzenais e logo na primeira reunião nosso grupo se ampliava para além de alguns alunos do curso de especialização, envolvendo docentes de outras Instituições de Ensino Superior, como: UFSCar e UNICASTELO.

Nessa trajetória de discussões, leituras de textos, propostas e preocupações surge o primeiro trabalho científico coletivo, publicado no IV Seminário de Educação Física Escolar, na USP. A pesquisa discutia as questões referentes à Educação Física no ensino médio.

Em 1998 o grupo enfrentou um momento de instabilidade em função da diminuição da participação dos integrantes, entretanto, apesar dessa redução o grupo não parou, continuando suas leituras e propostas.

No ano seguinte, inaugurando uma nova fase, o grupo se reestrutura com novos integrantes. O antigo nome Núcleo de Estudos em Educação Física Escolar ganha atenção, passando a exigir, uma nova nomenclatura que identificasse com mais propriedade as idéias e interesses do grupo.

A partir dessas considerações, surgia o Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Tal mudança trouxe ao grupo expectativas renovadas e mais motivação.

Em 2003 o grupo LETPEF lançou raízes, dando origem em 2003 a um sub-grupo com mestrandos, graduados, especialistas e professores que passaram a se reunir semanal e posteriormente quinzenalmente na Unesp.

Fonte: Unesp



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Educação Física Escolar tem núcleo de estudos na Unesp de Rio Claro Educação Física Escolar tem núcleo de estudos na Unesp de Rio Claro Reviewed by Dani Souto on 18:18 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais