Professores aprendem novos métodos para aulas








Como tornar a escola um espaço atrativo para o estudante? Com essa pergunta em mente, professores, diretores e coordenadores pedagógicos participaram das atividades do segundo e último dia do 1º Seminário Pedagógico - Escola: Planejamento Pedagógico em Construção, que ocorreu no Centro de Convenções. Em debate, novas abordagens para disciplinas como Educação Física, Educação Ambiental e História.

O professor Marcelino Câmara apresentou, em uma das oficinas, a importância de se levar música de qualidade para a sala de aula. "A música traz resultados cognitivos e sensitivos. Os alunos passam a ter uma linguagem mais rebuscada, ampliando seu vocabulário. Além disso, eles passam a ter uma sensibilidade maior aos instrumentos acústicos".

Até mesmo quem não tem muita intimidade com o mundo da música pode adotar essa estratégia com os estudantes, ressalta. "Um professor de música não precisa ser músico. O professor tem a sensibilidade de cantar, só por ter escolhido essa profissão. Um simples bater de palma pode marcar o ritmo. Se ainda assim ele tiver dificuldades, pode usar som mecânico ou pedir ajuda a alguém da escola que saiba", explica.

Há um ano e meio como professora, Simone Kelly afirma que costuma usar muita música e brincadeiras com seus alunos do 2º ano do ensino fundamental. Após participar de uma oficina de Educação Ambiental durante o seminário, ela revela que irá aplicar alguns dos conceitos debatidos. "Vou trabalhar com as noções de respeito ao colega e trabalho coletivo em sala de aula".

Qualidade
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Ceará (Sinepe-CE), Airton de Almeida, destaca a importância do seminário. "Queremos criar uma base comum de discussão para os projetos pedagógicos das escolas. A partir disso, elas vão poder criar seus projetos de acordo com suas necessidades".

De acordo com Airton de Almeida, uma das principais preocupações do Sinepe é qualificar a educação do Estado. "O Ceará tem bons resultados em olimpíadas de Matemática e Química no Brasil e no Exterior. Isso prova a qualidade de nossa escola. Nós temos resultados isolados. Queremos agora ampliar isso para um maior número de alunos".



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Professores aprendem novos métodos para aulas Professores aprendem novos métodos para aulas Reviewed by Dani Souto on 17:33 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais