A Educação Física nas escolas públicas

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo proporcionar, particularmente aos acadêmicos de Educação Física, uma visão das nossas escolas públicas, mostrando-lhes algumas das dificuldades enfrentadas pelos professores e servindo como ponte para reduzir o distanciamento existente entre a instituição que prepara os profissionais e a realidade concreta de seu campo de atuação nas escolas públicas.Também é abordada a questão de como anda a Educação Física escolar, na perspectiva de mudanças na sua prática. Através de uma pesquisa realizada em dez escolas da rede pública estadual, no município de Palhoça/SC, foi feita uma breve análise sobre os conteúdos e metodologias que estão sendo utilizados nas aulas de Educação Física no ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento (5ª e 6ª séries) e os objetivos almejados no planejamento; percebe-se ainda forte presença do Esporte, refletindo-se sobre as diversas possibilidades educativas atribuídas a ele.

Palavras-chaves: Conteúdo, esporte, sociedade.